terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ESCOLHIDO ADMINISTRADOR DIOCESANO DE CAMPINA GRANDE

A Diocese de Campina Grande, através do Colégio de Consultores, escolheu na tarde desta terça (28) o seu Administrador Diocesano, Pe. Márcio H. Mendes Fernandes, que assume as atividades adminstrativas da Diocese até o anúncio e posse do novo Bispo da Diocese de Campina Grande, que está vacante desde a transferência de Dom Jaime Vieria Rocha para a Arquidiocese de Natal - RN.  

DOM LUCENA ANUNCIA NOMEAÇÕES E TRASNFERÊNCIAS

Através da Rádio Integração do Brejo, o Bispo Diocesano Dom Lucena, anunciou hoje (28) as nomeações e transferências que acontecerão no Clero da Diocese de Guarabira após a reunião que o mesmo manteve ontem (27) com o Conselho Presbiteral. Veja as alterações abaixo:

Nomeações:
- O Revmo. Pe. José Fabiano de Araújo foi nomeado Administrador Paroquia da Área Pastoral N. Sra. do Perpétuo Socorro, em Casserengue;
- O Revmo. Pe. Uelvo G. Miguel Fernandes foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia N. Sra. da Boa Viagem, em Alagoa Grande;
- O Revmo. Pe. Joanderson M. Lira foi nomeado Administrador Paroquial da Área Pastoral São Sebastiao, em Pilõezinhos;
- O Revmo. Pe. Jose Renato F. de Oliveira foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia N. Sra. do Patrocínio, em Remígio;

Transferências:
- O Revmo. Pe. José Ednaldo R. da Rocha foi transferido para a Paróquia N. Sra. do Patrocínio, em Remígio, no ofício de Administrador Paroquial;
- O Revmo. Pe. Severino M. de Farias (Pe. Silva) foi transferido para a Próquia N. Sra. da COnceição, em Alagoinha, no ofício de Administrador Paroquial;
- O Revmo. Pe. Paulino Nunes da Cruz, além de continua responsável pelo Santuário da Sagrada Família do Cruzeiro de Roma, ficará exercendo o ofício de Administrador Paroquial da Área Pastoral N. Sra. do Carmo, em Borborema.
- O Seminarista Edijael Sousa Alves foi transferido para a Paróquia de Sant´Ana, em Tacima, onde continuará seu estágio pastoral.

Rezemos por esses nossos irmãos e pela missão que passam a assumir a partir dessas nomeações e transferências.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Papa explica como vencer tentações e se aproximar de Deus

“O tempo da Quaresma é um momento propício para renovar e melhorar o equilíbrio do nosso relacionamento com Deus, por meio da oração cotidiana, os gestos de penitência e as obras de caridade fraterna”, salientou o Papa Bento VXI na oração do Angelus deste domingo, 26.

Da janela de seu escritório, o Pontífice ressaltou aos fiéis reunidos na Praça São Pedro que, em toda a história da humanidade, sempre houve a tentação de remover  Deus, conduzindo as coisas contando apenas com as habilidades humanas.  De fato, o homem nunca é totalmente livre da tentação, até o fim da vida, mas com paciência e verdadeira humildade, se tornará mais forte do que qualquer inimigo.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Angelus do Papa Bento XVI - 26/02/2012


“A paciência e a humildade de seguir todos os dias o Senhor, aprendendo a construir a nossa vida não sem Ele ou como se Ele não existisse, mas Nele e com Ele, porque é a fonte da verdadeira vida”, explicou o Santo Padre.

Jesus proclama que “o tempo se cumpriu e o reino de Deus está próximo” (Mc 1,15). Este anúncio, esclarece o Papa, é acompanhado por uma exigência: corresponder a esse dom tão grande.

“Jesus, de fato, acrescenta: ‘convertei-vos e crede no evangelho’ (Mc 1,15); é o convite a ter fé em Deus e a converter todos os dias nossa vida a Sua vontade, orientando, para o bem, cada ação nossa e cada pensamento”, reforçou.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Diocese de Guarabira lança oficialmente a Campanha da Fraternidade 2012

Tema: "Fraternidade e saúde pública"
Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra!" (Cf. Eclo, 38,8)
Foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, 22, pelo Bispo diocesano, dom Lucena, a Campanha da Fraternidade 2012 por toda a Diocese de Guarabira, durante a Santa Missa de Cinzas na Catedral da Luz.
Dom Lucena incentivou as paróquias e comunidades a discutirem o tema da saúde entre as pastorais, para que sejam cobradas políticas públicas a cerca do tema.
A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964, com abrangência nacional, tendo como principal objetivo, evangelizar. Isto acontece em sintonia com o tempo da quaresma. O lema deste ano é: "Que a saúde se difunda sobre a terra" (Eclo 38, 8). A busca de saúde é uma urgência e uma das condições essenciais para que a pessoa tenha dignidade. Por isto, todos têm direito aos meios públicos para tratamento de saúde.

A CF traz um momento de reflexão e conscientização sobre o que está acontecendo com a saúde pública. O que vemos é a sua privatização, tendo em vista os diversos planos particulares, enfraquecendo o sistema que deveria dar sustentação e vida de qualidade para todos.

Deixe-se amar

As pessoas devem ser conquistadas pelo amor e jamais pela força. Infelizmente, em muitos países, cristãos são perseguidos por seguirem a Cristo, e forçados a aceitar outras realidades em suas vidas.

Temos nos ocupado com muitas coisas, não permitindo que sejamos amados de forma gratuita. E isso faz com que traumas e feridas sejam gerados. O ponto básico da cura é se deixar amar por Deus.

Um simples gesto, como um abraço, é capaz de desencadear curas interiores que você mesmo desconhece necessitar. Ninguém ama por si mesmo, só nutrimos esse sentimento porque primeiramente somos amados pela Fonte do Amor.

Aquele que não ama o seu próximo, não pode dizer que ama a Deus. Porque quem não é capaz de um gesto de carinho e amor ao seu próximo, jamais será capaz de experimentar o verdadeiro amor do Pai.

Você que já experimentou a dor da perda de um ente querido não pode se entregar ao sofrimento. Deus não quer que você saia desta vida como um derrotado. A saudade vem para mostrar que você tem um coração pronto para amar.

Não ame só com palavras, mas com ações! O mundo pode tirar tudo de você, ele quer fazer com que não tenha mais forças para se reerguer, mas mesmo no chão, sem forças, não deixe de amar.

Assim como na Santa Ceia, quando Jesus se pôs a lavar os pés de Seus discípulos, desejamos ser humildes e mansos, mesmo diante das maiores dificuldades e dos tempos mais difíceis.

Só quem ama dá a vida por seus irmãos. O Verbo, que se fez carne e habitou em nosso meio, deu a vida por amor a nós, em uma morte de cruz. Mesmo quando Pedro, um dos melhores amigos de Cristo, O negou por três vezes, mesmo o Senhor sabendo que isso aconteceria, não vacilou em se entregar pelos Doze e por toda a humanidade.

Diante da cruz João e Maria traziam sofrimentos distintos. A dor de Maria, uma dor de Mãe, incapaz de fazer qualquer coisa para amenizar a dor do Filho, ou de João, o mais querido de Jesus, incapaz de ajudá-Lo e, ao mesmo tempo, tendo que acolher Nossa Senhora, como Jesus havia lhe dito na cruz.

"O amor é canal de cura", ressalta Roberto Tannus
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com
Quando somos capazes de compreender o sofrimento, devemos nos voltar para a cruz, pois só assim somos capazes de fazer memória da nossa origem.

Precisamos pedir o auxílio da Virgem Maria, que foi forte até o fim, e de João, o único discípulo que suportou a dor da cruz até o fim, para que suportemos todos os males que nos abatem.

Carregamos cruzes que, muitas vezes, não nos pertencem, seja de um filho dependente químico, de um pai que sofre com o câncer ou um irmão que sofre com o alcoolismo. Não nos cabe compreender essa dor, mas sim nos refugiar na cruz, abraçando-a e pedindo a Jesus que divida conosco esse momento de sofrimento.

Suporte essa dor agora, pois dela virá a ressurreição. Peça o privilégio de ser como João, aquele que foi chamado de "discípulo amado" e, no colo do Pai, era capaz de recostar sua cabeça buscando paz e amor.

O amor é capaz de curar, mas você precisa aceitar sua dor, aceitar seu sofrimento e entender que ele é crescimento e fonte de intimidade entre você e Deus. Não tenha medo de se reencontrar com Deus Pai neste momento, Ele o ama e o acolhe em Seus braços.

Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

COMISSAO DO VATICANO QUE ESTUDA MEDJUGORJE TERMINARÁ EM 2012

Ainda este ano, a Comissão do Vaticano que investiga os acontecimentos de Medjugorje irá terminar o seu trabalho e entregará o relatório ao Papa, diz o Cardeal Vinko Puljic de Sarajevo, que é membro da Comissão. Os trabalhos continuam, mas tem de ser concluídos neste ano, disse o mais alto prelado da Bósnia-Herzegóvina em uma conferência de imprensa nesta terça-feira (14/02/2012).
"Ainda este ano queremos terminar o nosso trabalho e dar a nossa opinião ao Papa para que ele possa expressar seu julgamento. Eu não posso falar sobre o que a Comissão faz, porque eu sou obrigado a sigilo. Nosso trabalho ainda está em curso. Este ano, porém, devemos terminá-lo ", o Cardeal Puljic informou de acordo com a ASCA, uma agência de notícias italiana.
Presidida pelo Cardeal Camillo Ruini, a Comissão foi anunciada pelo Vaticano em 17 de março 2010.
Traduzido do inglês por Gabriel Paulino

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE MEDIUGORIE E/OU DE NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ? FAÇA SEU COMENTÁRIO.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

VIVENCIANDO O ANO DA FÉ (OUT 2012 - OUT 2013)

A partir de agora iremos aos poucos repassando aos irmãos blogueiros o conteúdo da Carta escrita pelo Papa Bento XVI na qual ele proclamou o Ano da Fé, convidando toda a Igreja (Bispos, Padres, Religosos e Leigos) a redescobrir a beleza, a aprofundar e a testemunhar esse dom inestimável que nos foi concedido pelo Senhor: a fé. Convidamos a todos para terem a curiosidade de lerem o quanto antes, na íntegra, o referido documento que se encontra no endereço:  http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=283930




Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio
Porta Fidei 

com a qual se proclama o Ano da Fé (out/2012 - out/2013)

1. A PORTA DA FÉ (cf. Act 14, 27), que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós. É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma. Atravessar aquela porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. Este caminho tem início com o Baptismo (cf. Rm 6, 4), pelo qual podemos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna, fruto da ressurreição do Senhor Jesus, que, com o dom do Espírito Santo, quis fazer participantes da sua própria glória quantos crêem n’Ele (cf. Jo17, 22). Professar a fé na Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – equivale a crer num só Deus que é Amor (cf. 1 Jo 4, 8): o Pai, que na plenitude dos tempos enviou seu Filho para a nossa salvação; Jesus Cristo, que redimiu o mundo no mistério da sua morte e ressurreição; o Espírito Santo, que guia a Igreja através dos séculos enquanto aguarda o regresso glorioso do Senhor.

2. Desde o princípio do meu ministério como Sucessor de Pedro, lembrei a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo. Durante a homilia da Santa Missa no início do pontificado, disse: «A Igreja no seu conjunto, e os Pastores nela, como Cristo devem pôr-se a caminho para conduzir os homens fora do deserto, para lugares da vida, da amizade com o Filho de Deus, para Aquele que dá a vida, a vida em plenitude» (Homilia no início do ministério petrino do Bispo de Roma, (24 de Abril de 2005): AAS 97 (2005), 710). Sucede não poucas vezes que os cristãos sintam maior preocupação com as consequências sociais, culturais e políticas da fé do que com a própria fé, considerando esta como um pressuposto óbvio da sua vida diária. Ora um tal pressuposto não só deixou de existir, mas frequentemente acaba até negado (Cf. Bento XVI, Homilia da Santa Missa no Terreiro do Paço (Lisboa – 11 de Maio de 2010): L’Osservatore Romano (ed. port. de 15/V/2010), 3.). Enquanto, no passado, era possível reconhecer um tecido cultural unitário, amplamente compartilhado no seu apelo aos conteúdos da fé e aos valores por ela inspirados, hoje parece que já não é assim em grandes sectores da sociedade devido a uma profunda crise de fé que atingiu muitas pessoas.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Álcool na Juventude

Ele está presente no Carnaval, nas festas de fim de ano, nas confraternizações, na balada, na família... Seu melhor amigo? Não, talvez o seu pior inimigo. Estamos falando do álcool, uma droga lícita que enquadra os jovens no rol das suas principais vítimas. Segundo a OMS, 320 mil jovens morrem todos os anos por causa do álcool. O que nós devemos fazer?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o álcool mata 320 mil jovens todos os anos e está entre as principais causas de adoecimento e morte no Brasil, segundo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mais de 60 tipos de doenças estão ligadas ao consumo de bebidas alcoólicas; além disso, a maioria dos jovens que iniciam sua vida nas drogas mais pesadas testemunham que o álcool foi a porta de entrada para elas.
“O camarada diz: ‘Ah, eu só bebo no final de semana’. No entanto, se ele ultrapassa os limites do seu organismo, também vai enfrentar sérios problemas de saúde”, diz o psiquiatra Nilson Lyrio.
Muitos jovens não sabem, mas o simples fato de ultrapassarem os 30 gramas de álcool no sangue  (o equivalente a três copos de chope), já causa danos a vários órgãos, como fígado, pâncreas, estômago, coração e cérebro. “O álcool gera o aldeído acético que é um veneno. Ele mata as células do fígado e mata neurônios”, alerta doutor Nilton.
Além das doenças, as bebidas alcoólicas também fazem vítimas na combinação “bebida x direção”. Estima-se que 75% das causas de mortes no trânsito estejam – de forma direta ou indireta – ligadas ao consumo delas [bebidas alcoólicas] . “As pessoas que bebem perdem, em grande parte, a sua capacidade reflexiva, alterando o equilíbrio e seu senso espacial”, explica a psicóloga Elaine Ribeiro.


Por que eu bebo?
A pergunta é: por que os jovens estão bebendo cada vez mais cedo e em maior quantidade? O que está por trás do consumo abusivo entre este grupo?
“Muitas vezes, o jovem busca a solução para seus problemas no álcool, numa tentativa de fugir do meio em que se encontra”, conta o psicólogo Marcos Ariel. De acordo com o profissional, é normal a transgressão de algumas regras e limites nessa etapa, mas o consumo abusivo pode estar escondendo a fuga de alguma situação problemática ou conflito interior. É nesta hora que o álcool surge como um “anestésico”.

“O uso abusivo do álcool pode estar escondendo alguma situação problemática ou conflito interior”.

Para a psicóloga Elaine, o adolescente também tem a necessidade de fazer parte de um grupo e de ser aceito socialmente por ele, porque busca uma identidade; assim o álcool surge como uma forma de socialização. Mas a especialista alerta: “muitos jovens pensam que a bebida vai deixá-los mais livres, mais alegres, no entanto, o álcool é um inibidor do sistema nervoso central. Então, depois daquele momento de euforia vem a depressão”.
No ano de 2011, a mundo assistiu ao fim trágico de uma das mais talentosas cantoras da atualidade, a britânica Amy Winehouse. Segundo o laudo a jovem morreu por causa do abuso do álcool e drogas. “Por mais talentosa que esta cantora tenha sido, o que fica é o ‘como’ ela terminou. Querendo ou não estes artistas também são referência para os jovens e, neste caso, uma referência negativa”, destaca a psicóloga Elaine.
Quando o vício bate à porta
Segundo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 78% dos jovens brasileiros bebem regularmente e, deste número, 19% são considerados dependentes do álcool. “A pessoa que bebe deve procurar saber se, na sua família, há histórico de alcoolismo, porque ela pode trazer o gene da dependência, que vai predispô-la a ser uma adicta em potencial”, orienta o psiquiatra, doutor Nilton Lyrio.
Segundo o psiquiatra, além da questão genética que pode causar dependência, o consumo exagerado e frequente pode viciar a pessoa no álcool. “No fim de semana, o cara diz que ‘bebe todas’. Ele começa assim, bebendo ‘todas’ no fim de semana, mas, depois, passa a beber muito também durante a semana. Quando vê, já está buscando a bebida de forma compulsiva. Podemos dizer que este cidadão já está dependente”.
A religião como fator preventivo
A religiosidade vem ganhando destaque quando se trata da prevenção e da recuperação de jovens adictos de drogas lícitas e ilícitas. Dados publicados pelas PubMed e Scielo (Revistas de Medicina da Saúde dos Estados Unidos da América), revelam que pessoas que seguem uma religião ou dão importância à espiritualidade apresentam baixos índices de consumo de drogas como o álcool. Outro dado é que adictos que se tratam em comunidades terapêuticas de cunho religioso apresentam uma recuperação mais satisfatória do que aqueles tratados em clínicas médicas convencionais.
“Às vezes, pensamos que o recuperando não tem jeito, mas é neste momento que Deus age e muda a vida dessa pessoa”, ressalta Márcia Hoenhe, da Pastoral da Sobriedade da Diocese de Lorena (SP). Para Márcia, que trabalha na Casa Ágape (uma comunidade terapêutica), é notável a recuperação da pessoa que crê em Deus e participa das atividades de espiritualidade da casa de recuperação, diferentemente daquelas que não acreditam e não participam.
“Eu tenho 32 anos de idade e metade da minha vida eu passei nas drogas. Elas só me deram euforia e eu não sabia o que era felicidade verdadeira, mas coloquei Deus na minha vida e Ele está me abençoando”, testemunha Douglas, que se recupera do vício na casa Ágape.

Retiros de Carnaval 2012

GUARABIRA
 AREIA
Está se aproximando os dias de Carnaval e com isso, várias paróquias, comunidades e grupos, espalhados por toda a Diocese de Guarabira, estão empenhados na realização dos Retiros Espirituais de Carnaval.

 Em sua grande maioria, os retiros são promovidos por grupos de jovens, que querem oferecer um caminho alternativo, e conter a avalanche de  milhares de jovens que se entregam  demasiadamente as  folias e a tantos outros  excessos promovidos durante os dias de Carnaval.

A cada ano, os  Retiros de Carnaval, trazem  sempre uma programação variada, que reúne, além da alegria e descontração, própria para este tempo,  momentos de oração , epiritualidade, formação e evangelização. Em algumas cidades da Diocese, os jovens, saem em blocos, muitas vezes denominados "Cristo Folia", "Bloco Cristão" e  tomam as ruas e avenidas, louvando, cantado e tranbordando uma alegria diferente. 

Na cidade de Guarabira, todos os anos a Renovação Carismática Católica, promove o Retiro de Carnaval. Este ano, acontecerá de 18 a 21 de fevereiro, no Colégio Estadual e trará o tema, orientado pela RCC Nacional:  "O Senhor é meu Pastor e nada me faltará"(Sl 22). Serão quatro dias de intenso louvor, animação, pregações, experiências de oração, partilha da palavra, gincanas, momentos de lazer, adoração ao Santíssimo, Celebrações  Eucarísticas e a grande novidade deste ano: o Retiro de Carnaval para as crianças, que ao chegarem no local, acompanhadas de seus pais, serão levadas para uma sala especial, onde participarão de diversas atividades de recreação e evangelização.

O Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, estará participando de alguns destes Retiros e já confirmou a sua presença em várias cidades, da Diocese.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

DIVULGADA LOGOMARCA DA JMJ 2013 NO RIO



Conceito
Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.
Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.
Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.
A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.

"Foi uma atitude de fé participar desse concurso", afirmou o jovem Gustavo Huguenin, 25 anos, criador da logomarca vencedora da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A partir de hoje, seu trabalho estará espalhado nos quatro cantos do mundo.
Natural do município de Cantagalo, região serrana do estado do Rio de Janeiro, o jovem frequenta a paróquia Santíssimo Sacramento, da diocese de Nova Friburgo. Gustavo recordou que, antes de começar a desenhar, leu o capítulo todo do Evangelho de Mateus, de onde foi tirado o lema da JMJ Rio2013 "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19) e meditou para, a partir daquela palavra, buscar inspirações para a imagem.
"Nessa passagem vemos que Jesus foi se encontrar com os discípulos numa montanha. Então, já de início, não saía da minha cabeça a ideia do Cristo Redentor - Jesus que está numa montanha. Além de ser o símbolo universal do Rio de Janeiro, tem tudo haver com o tema. Primeiro, no processo de criação, coloco o conceito que deve ser transmitido. Deveria ter a figura de Jesus, a figura do discípulo e talvez alguma referência às nações. Essas três palavras, se pudessem ser transmitidas graficamente, seriam essenciais. O Cristo consegui passar através do cristo redentor, o discípulo está representado através do coração, pois o discípulo é aquele que carrega Jesus no coração, e as nações representadas através das formas que lembram o Rio de Janeiro, que naquele momento será o coração do mundo para os jovens,  acolhendo-os  na referência da montanha e do mar", concluiu.