quinta-feira, 26 de abril de 2012

N. SRA. DE GUADALUPE E AS ESTRELAS DO MANTO


"Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos és, e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas" Apocalipse 12, 1




A aparição da Virgem de Guadalupe aconteceu em 9 de Dezembro de 1531, nas proximidades da Cidade do México, a então capital do portentoso e deslumbrante Império Asteca. A Virgem apareceu ao humilde índio Juan Diego e pediu a ele que informasse ao Bispo sua vontade de que fosse construído um Templo em sua homenagem no morro de Tepeyac.
O Bispo, ao ouvir o relato do índio, não lhe dá crédito e pede que traga uma prova da presença da Virgem. De imediato começa a crescer um jardim de rosas inóspito e deserto morro de Tepeyac. O índio Juan Diego colhe estas rosas em seu manto e entrega ao Bispo como a prova requerida. Ao abrir o manto para entregar as flores, elas caem no chão e, no manto, aparece retratada milagrosamente a imagem de Maria.
O Bispo ordenou então que fosse construído o Templo dedicado a Virgem de Guadalupe, exatamente no Morro de Tepeyac, lugar onde ocorreram as aparições.
Na manhã do dia da aparição, 9 de Dezembro de 1531, ocorreu um Solstício de Inverno, símbolo cósmico da ressurreição do Sol, do retorno da vida. Neste Solstício a Terra começa a se aproximar novamente do Sol e, no hemisfério norte, o inverno começa a perder sua força e a luz solar chega ao planeta com maior intensidade. Para muitas culturas ao redor do mundo esta data é de maior importância, e o mesmo não era diferente para as culturas das Américas.
Também impressionante é a descoberta do doutor Juan Homero Hernández Illescas, que comprovou que no manto da Virgem de Guadalupe ficou reproduzido o mapa do céu no exato momento em que ocorreu a aparição, ou seja, na manhã do Solstício de Invierno de 1531.
Estão gravadas no manto as estrelas mais brilhantes das principais constelações visíveis desde o Vale de Anáhuac naquela madrugada de 9 de Dezembro de 1531. As estrelas estão agrupadas de forma impressionante, retratando com exatidão as constelações que testemunham a maravilha do acontecimento.

SolstIcio de inverno
     Na foto acima, estão as estrelas mais brilhantes das principais constelações visíveis do Vale de Anáhuac do dia 9 de dezembro de 1531




 Nesta foto verificamos as constelações, comprimidas e mantidas as proporções, sobrepostas à imagem da virgem de Guadalupe.A exatidão da localização e proporção das estrelas presentes no manto da virgem com as estrelas mais brilhantes das constelações é impressionante, afastando toda e qualquer possibilidade de acaso.

As informações foram retiradas do livro: “La Virgen de Guadalupe y Las Estrellas”, de Juan Homero Hernández Illescas, Mario Rojas e Enrique Salazar, publicado pelo Centro de Estudos Guadalupanos.
No manto, ao lado esquerdo da Virgem (à direita de quem a vê de frente) estão impressas as constelações do Sul:


Quatro estrelas que fazem parte da Constelação de Ophiucus. Abaixo se observa Libra e à direita, o que parece ser a ponta de uma flecha, correspondente ao início de Scorpius. Ao meio estão assinaladas duas estrelas da constelação de Lupus e ao extremo de Hydra.
Abaixo se evidencia Crux, e à sua esquerda aparece o quadrado ligeiramente inclinado da constelação de Centaurus. Na parte inferior, solitária, resplandece Sirius. No manto, ao lado direito da Virgem encontram-se as constelações do Norte:




No ombro, um fragmento das estrelas da constelação de Bootes (Boieiro); abaixo e à esquerda vem a constelação da Ursa Maior. Ao seu redor estão, à direita acima, a Cabeleira de Berenice, à direita abaixo, Canes Venatici, è esquerda Thuban, que é a estrela mais brilhante da constelação de Draco. Abaixo de duas estrelas que formam a Ursa Maior, é possível ver outro par de estrelas da constelação de Auriga e ao oeste, abaixo, três estrelas de Taurus. Outras constatações aumentam ainda mais a relevância do Manto da Virgem de Guadalupe.

 As constelações sobrepostas que incidem na cabeça e no corpo da imagem também trazem significados:

 Coroa Boreal - Esta constelação, pela sua posição na imagem (veja abaixo), indica a  coroação de  Nossa Senhora de Guadalupe como Rainha e Mãe de Deus.


Leão - A civilização indígena no México chamava a constelação de Leão de "Nahui Ollin", que era o centro do universo físico e religioso das culturas da América Central (onde se localiza o México). A virgem na figura está grávida e traz em seu ventre,  Jesus, centro da vida (veja imagem abaixo)



Veja abaixo as outras constelações presentes no manto de Nossa Senhora de Guadalupe e comente o que você achou de tudo isso.
GÊMEOS
VIRGEM















ORION

LIBRA
OFIUCO
ESCORPIÃO
continuando....

CRUZEIRO DO SUL
CENTAURO















LOBO

HIDRA

SÍRIO


BOIEIRO

....Continuando .....

URSA MAIOR
CABELEIRA DE BERENICE





LEBRE






















  
 







DRAGÃO (THUBAN)













continuando...

COCHEIRO
TOURO


















O QUE SERÁ QUE TUDO ISSO SIGNIFICA? QUE MENSAGEM DEUS NOS QUIS TRANSMITIR COM TANTOS SINAIS???






sexta-feira, 20 de abril de 2012

O Dia do Índio e Maria


Esta semana comemoramos o dia do índio (19/04). Nossa homenagem aos indígenas baseia-se na homenagem feita pelo próprio céu a estes povos tao sofridos, mas amados e queridos por Deus. Tal homenagem baseia-se na aparição de Nossa Senhora de Guadalupe. Estaremos postando algumas textos e fotos referente às muitas descobertas feitas pela ciência que estuda o fenômeno Guadalupe (olhos, estrelas, flores, o tecido, etc).  A matéria é um pouco extensa, mas muito valiosa para todos nós católicos e devotos da Virgem Maria. Boa leitura.
Análise dos olhos da Virgem de Guadalupe a partir de computadores
O peruano Dr. José Aste Tönsmann, especialista em engenharia de sistemas ambientais pela Universidade de Cornell (EUA), trabalhava no Centro Científico da IBM da Capital do México, no processamento por computadores de imagens transmitidas por satélites artificiais, e em outros projetos.

Qualquer fotografia pode ser reconstituída e ampliada pelos computadores através do chamado processo digital. O processo digital consiste na reconstrução de uma fotografia pelos computadores à base de dígitos ou números. O Dr. Aste empregava a análise digital em alguns dos símbolos da vida e da cultura do país, por exemplo o calendário asteca...

O Dr. Aste até então não conhecia os estudos feitos nos olhos daquela famosa Imagem nem sequer a descoberta do “homem com a mão na barba”. Um dia, leu um pequeno artigo sobre esse fato e resolveu fixar-se na inexplicável figurinha. “Se este busto está aí, eu poderei ampliá-lo melhor do que ninguém, com os computadores” ou cérebros eletrônicos do centro especializado.

Era fevereiro de 1979 quando iniciou a trabalhosa e minuciosa pesquisa no Centro Científico da IBM. Os resultados só ficariam definidos em 1981. 

O Dr. José Aste Tönsmann não seguiu um esquema determinado. Empenhou-se no trabalho sem saber o que ia encontrar. Nos dois anos de estudo, enfrentou procedimentos difíceis que exigiram muito esforço.

À medida que os mistérios se sucediam, ele chegou a tornar-se opositor de suas próprias descobertas: “Não pode ser!”
Figuras humanas. – Como no Íris do olho de uma pessoa viva reflete-se o que está vendo, o Dr. Aste concentrou seu estudo nos Íris dos olhos da Imagem de Guadalupe. Não sabia que iria fazer tantas descobertas e que “perderia o sono” por conta delas...


Não podendo os computadores trabalhar sobre a superfície rústica e sinuosa da tilma –exigem uma superfície lisa–, o Dr. Aste tirou muitas fotografias. Os olhos da Imagem medem de 2 a 5 milímetros de altura por 3 a 7 milímetros de comprimento. O computador, dividiu nas fotografias cada milímetro quadrado em 1.600 até 27.778 micro-quadradinhos, e depois ampliou, segundo o que se pretendia, de 30 até 2.000 vezes cada micro-quadradinho. Nas fotografias computadorizadas os olhos ficavam de enorme tamanho. 

A primeira figura. – Começou pelo olho esquerdo da Imagem. Os computadores trabalhavam e forneceram a primeira grande surpresa. Já na ampliação inicial, atônito, o Dr. Aste viu na extremidade direita do íris uma figura de pouco mais de 1 milímetro de largura e 4 milímetros de altura: um índio sentado sobre as pernas, sandálias de couro, calção, dorso descoberto, cabelos longos recolhidos na nuca e raspados do meio da testa para frente segundo o costume da época como para ampliar a fronte, brincos em forma de aro... brilhantes! 

O índio sentado. E desenhos fundamentados nas grandes ampliações com os computadores.

“O homem com a mão na barba”. – A segunda figura que apareceu no computador foi à esperada do “homem com a mão na barba” descoberta em 1929. Com grandes ampliações, o Dr. Aste conseguiu analisar muito mais minuciosamente: um espanhol com uma mão na barba, a outra na espada, com a boca aberta como extasiado pelo que olhava virado para a tilma de Juan Diego. E no olho direito da Imagem aparece com maior clareza do que no esquerdo, como exigem as leis de oftalmologia. 

Terceira figura. – É a de um velho, vestido de franciscano, com lágrimas escorrendo! 
 A mesma personagem no olho direito e no olho esquerdo da Imagem de Guadalupe. E desenho fundamentado nas grandes ampliações

Pareceu-lhe ao Dr. Aste alguém conhecido, mas não conseguia lembrar-se. Procurou algum rosto semelhante nos museus, pinturas, livros... Um dia encontrou no museu da Basílica vários quadros... Destadamente o do famoso pintor Miguel Cabrera. Também destacadamente o do mestre Jorge Sánchez. Ambos do século XVIII. Aquela figura no computador assemelhava-se demais com as pinturas do velho bispo: seus olhos eram fundos, como também as bochechas, o nariz típico dos bascos, a barba branca, a calva grande e reluzente, os cabelos com o corte clássico dos franciscanos da época, isto é, uma franja ao redor da cabeça. Era o Bispo Dom Juan de Zumárraga!


Desenhos reproduzindo São Juan Diego, Dom Juan de Zumárraga e o intérprete Frei Juan González

A quarta. – Descobriu um outro índio, com chapéu de gala em forma de cone, e com uma tilma amarrada no pescoço. Seu braço direito estendia-se sobre o poncho, e os lábios pareciam entreabertos. Juan Diego!
Quinta. – Atrás de Juan Diego, surgia uma mulher negra que parecia observar atentamente. Negros escravos no México no século XVI? O engenheiro ficou sabendo depois que o conquistador Hernán Cortés recebera dos portugueses e entregara ao Bispo Zumárraga uma escrava negra. O Bispo é claro concedera liberdade a ela, que o servia como mordoma.



A imagem no alto do íris. Evidentemente é a mesma pessoa refletida em ambos os olhos, mas no olho esquerdo um foco luminoso impede ver bem o rosto. E desenho a partir das ampliações pelos computadores

Sexta. – À esquerda do bispo, os cérebros eletrônicos localizaram um jovem franciscano que olhava quase de frente. Comprovou-se depois que era o intérprete Frei Juan González.


À esquerda de Dom Juan de Zumárraga, o intérprete Frei Juan González. E desenho de ambos a partir das ampliações

Até treze. – Havia mais gente no olhar calmo da Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Precisamente do centro de ambas as pupilas, os computadores resgataram dois “grupos familiares indígenas”. Um está constituído por uma jovem índia, de perfil, finas feições, brincos em forma de aro também brilhando, um adorno de madeira atravessando o penteado. A jovem índia levava um bebê amarrado nas costas. Em frente estava um homem, seguramente o marido, também com chapéu de gala em forma de cone. E duas crianças: uma menina junto à mãe e um menino no meio do casal. E um pouco atrás, outro casal com uma menina.



Dois grupos familiares e desenhos a partir das ampliações. Observe-se que no olho direito aparece também o esposo, que não cabe no Íris do olho esquerdo, mas um reflexo luminoso não permite ver a filha.

Todas as privilegiadas personagens estavam em ambos os olhos! Em tripla imagem! Em relevo! Em cores! Diferindo apenas em tamanho, ângulo e luminosidade. Tudo como se encaixa “perfeitamente no fenômeno da visão estereoscópica. Os alongamento de algumas das imagens correspondem à reflexão das mesmas numa superfície convexa como é o olho humano”.




No olho esquerdo // No olho direito

E mais surpresas. – O espanhol com a mão na barba e o índio sentado, por estarem no extremo mais externo do semicírculo, ficavam mais perto do observador. O computador só podia ampliar os olhos do índio, porque o espanhol estava meio virado. E... em ambos os olhos!, em tripla imagem!, em relevo!, em cores!, os computadores comprovaram toda a cena de outro ângulo! Corresponde a figuras microscópicas na pequeníssima pupila da Imagem Guadalupana...

Ampliaram 3.500 vezes as pupilas dos olhos do Bispo, que na Imagem é de um milímetro. Num espaço correspondente a uma quarta parte de um milionésimo de milímetro na Imagem, vê-se a figura do índio Juan Diego mostrando a tilma com a figura da Virgem de Guadalupe!

E o olhinho de Juan Diego também refletia uma figura: a cabeça de um homem de nariz aquilino, o bispo!

José Aste Tönsmann tivera muitos motivos para perder o sono. 

Em fim, fica colosalmente ridícula a escapatória dos... céticos. Mesmo com a tecnologia atual, quem pintaria em um grosseiro ayate figuras da dimensão, da precisão e detalhes daquelas contidas nos olhos da Senhora de Guadalupe? 


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aniversário da Eleição de BEnto XVI

Diante de suas limitações, Bento XVI diz confiar plenamente em Deus


Arquivo
Bento XVI é o 264º Papa da Igreja Católica
Ao comemorar seu 78º aniversário, o Cardeal Joseph Ratzinger esperava uma aposentadoria tranquila, mas três dias depois, no dia 19 de abril de 2005, ele foi eleito o 264º sucessor de Pedro.

“A única coisa que pensei para explicar a mim mesmo foi: ‘Evidentemente, a vontade de Deus é outra, e para mim começa algo completamente diferente, uma coisa nova. Mas Ele está comigo”, conta o agora Papa Bento XVI, no livro-entrevista “Luz do Mundo. O Papa, a Igreja e os sinais dos Tempos".
Na Praça de São Pedro, fiéis, peregrinos e a imprensa de todo mundo esperavam pelo anúncio e o primeiro pronunciamento no novo Papa. Bento XVI então pensou “O que poderia dizer?”. Desde o momento da eleição, ele só conseguia dizer “Senhor, o que está fazendo comigo? Agora a responsabilidade é Tua. Deves conduzir-me! Não sou capaz disso. Se me quiseste, agora deves também ajudar-me”.
Após sua eleição, no dia 19 de abril, o Papa Bento XVI iniciou o Pontificado cinco dias depois, no dia 24 de abril de 2005.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Diante dos perigos é preciso buscar Deus na oração, diz Papa



Reuters
Bento XVI destacou a oração dos apóstolos Pedro e João após serem presos por anunciar a Cristo
Na Catequese desta quarta-feira, 18, o Papa Bento XVI retomou o tema da oração, abordando um texto dos Atos dos Apóstolos em que Pedro e João deixam o cárcere após terem sido presos por pregar o Evangelho (cf. Atos 4). Os dois encontram a comunidade, que unida, ouve o que aconteceu e começa a rezar. Esta comunidade não quis reagir ou se defender, nem adotar alguma medida especial, mas simplesmente rezar. E o fez numa oração unânime e concorde, pois “o vivido por um irmão é vivido por todos”.

“Sustentados pela oração, agregados e unidos assim como o Senhor no Getsêmani, eles confiavam na presença, na ajuda e na força de Deus", acrescentou o Papa.

Bento XVI destacou que os apóstolos leram a Escritura e receberam a luz do Ressuscitado, compreendendo sua própria história dentro do projeto divino. "A comunidade não quis ser imune do perigo, nem que os culpados fossem castigados, mas pediu coragem para anunciar a Palavra de Deus e que ele acompanhasse este anúncio com sua mão poderosa”, disse.

Atitude que, segundo o Santo Padre, deve encorajar os cristãos diante dos desafios. "O comportamento de fundo dos cristãos diante de perigos, dificuldades e ameaças, deve ser como o da primeira comunidade cristã, que não tenta elaborar estratégias para se defender, mas se coloca em contato com Deus na oração”.
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI - Oração nos Atos dos Apóstolos - 18/04/2012
Por fim, Bento XVI explicou que depois de Pentecostes, o Espírito Santo guiou os passos da Igreja, mas Pentecostes não foi um evento isolado. Nos Atos dos Apóstolos, São Lucas narra outras intervenções do Espírito Santo em momentos difíceis da Igreja nascente.

terça-feira, 17 de abril de 2012

ANIVERSÁRIO DO PAPA BENTO XVI




Após presidir a missa em ação de graças pelo seu aniversário, nesta segunda-feira, 16, o Papa Bento XVI dirigiu-se à Sala Clementina, no Palácio Apostólico Vaticano, para assistir a uma apresentação em sua homenagem.

Uma delegação composta por 170 pessoas oriundas da Baviera, região onde Bento XVI nasceu, ofereceu ao Pontífice apresentações musicais e alguns presentes.

O Papa, que chegou a receber uma cesta com comídas típicas de sua região, demonstrou seu agradecimento através de um discurso, no qual afirmou estar 'comovido' diante de tantas expressões de afeto.

"Em todas estas etapas, que aqui estão presentes, existe sempre um pedacinho da minha vida, uma parte na qual eu vivi e lutei e que contribuiu para que eu me tornasse o que sou e como agora me encontro diante de vós, e como um dia deverei apresentar-me ao Senhor", disse emocionado.

Diante das danças típicas e músicas que marcaram a infância do jovem Ratzinger, Bento XVI mais uma vez expressou sua gratidão por aqueles que naquele momento o conduziram aos seus tempos de menino. 

"O coração, que está repleto, pediria tantas palavras, ao mesmo tempo me limita, porque seria muito grande aquilo que teria a dizer. No fim, tudo se resume na única frase com a qual gostar de concluir: 'Vergelt’s Gott!'- Deus vos abençoe", ressaltou.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Procissão do Encontro (03/04/2012)

Parabéns a todos que participaram da PROCISSÃO DO ENCONTRO. Tivemos uma boa participação dos homens esse ano. Veja mas fotos na secção Fotos do nosso Blog. Amanha 19h Momento Pentencial para Juventude e as 21h Via-Sacra pelas ruas de Belém-PB. Participe!!!



domingo, 1 de abril de 2012

Domingo, 01 de abril de 2012

"Hoje é dia da decisão de seguir Cristo até o fim", diz Bento XVI

Mirticeli Medeiros
Da Redação


Il Messagero
' Somos chamados a seguir o Messias que não garante felicidade terrena fácil, mas a felicidade do céu', disse o Papa
Papa Bento XVI celebrou neste domingo, 01, a Missa de Ramos, às 9h30 no horário de Roma (4h30 no horário de Brasília), na praça de São Pedro, no Vaticano.

Na celebração que abre oficialmente a semana santa, o Santo Padre explicou na homilia o sentido do 'Hosana', que segundo ele, faz parte parte da invocação de benção dos peregrinos judeus, os quais diante de Jesus, proclamaram que Ele era o Messias esperado.

"Por isso, Aquele que a multidão aclama como o Bendito é, ao mesmo tempo, Aquele em quem será abençoada a humanidade inteira", explicou.

O Papa questionou a todos sobre a visão que cada um tem do seu próprio Senhor. A partir disso, o Papa disse que, na Semana Santa, os cristãos são chamados a seguir o Messias que escolhe a cruz como trono.

"Somos chamados a seguir um Messias que não nos garante uma felicidade terrena fácil, mas a felicidade do céu, a bem-aventurança de Deus", ressaltou.
 

O Pontífice concluiu a homilia, dirigindo-se aos jovens, já que neste domingo, também é celebrado o dia mundial da juventude.

"Que o Domingo de Ramos possa ser para vós o dia da decisão: a decisão de acolher o Senhor e segui-Lo até ao fim, a decisão de fazer da sua Páscoa de morte e ressurreição o sentido da vossa vida de cristãos", disse aos jovens.

O Papa concluiu a homilia enfatizando que, durante esta semana, os cristãos são chamados a nutrir dois sentimentos: o do louvor e o da gratidão.

"Agitando os ramos espirituais da alma, aclamemo-Lo todos os dias, juntamente com as crianças, dizendo estas santas palavras: "Bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel", finalizou.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA NA PARÓQUIA

DOMINGO (01/04):
15h30: Procissão dos Ramos     (Veja na área Fotos)         
Local: Frente ao Hospital Distrital

SEGUNDA- FEIRA (02/04):
            19h00: Momento Penitencial para Mulheres

TERÇA-FEIRA (03/04)
            19h00: Procissão do Encontro 
            Homens: Policlínica 
            Mulheres: PSF do Tribofe  

QUARTA-FEIRA (04/04)
            19h00: Momento Penitencial para Jovens
            21h00: Via-Sacra (Saída: Matriz)

QUINTA-FEIRA (05/04)
            08h30: Missa dos Santos Óleos (Catedral N. Sra. da Luz – Guarabira)
            17h00: Missa do Lava-Pés 
            19h00 às 00h00: Adoração e Procissão do Silêncio

SEXTA-FEIRA (06/04)
            09h00: Momento Penitencial para os Homens
            12h00: Ofício da Agonia 
            15h00: Celebração da Paixão e Procissão do Senhor Morto

SÁBADO (07/04)
            21h00: Vigília Pascal 

DOMINGO (08/04)
            19h00: Missa de Páscoa 


SEMANA DA MISERICÓRDIA (09-15/04)

Segunda a Domingo ás 19h00 na Igreja Matriz Sagrada Família: Missa e recitação do Terço da Divina Misericórdia.