terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dom Helder Câmara: 13 anos de saudades


Há 13 anos, a Igreja Católica perdia um de seus maiores líderes, o arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara. Mais que uma liderança religiosa, Dom Helder era referência na luta pela paz e pela justiça social; seus exemplos e palavras foram perpetuados até hoje. Em homenagem à sua memória, na última segunda, 27 de agosto, Dom Helder teve seus restos mortais trasladados para uma capela especialmente projetada para recebê-los na Igreja da Sé, em Olinda. Até então, os restos mortais de Dom Helder estavam guardados em um túmulo provisório em frente ao altar da Igreja da Sé.
Hélder Pessoa Câmara nasceu em Fortaleza, em 1909. Ainda jovem, aos 14 anos, entrou no Seminário da Prainha de São José, em Fortaleza, para cursar filosofia e teologia.

Aos 22, em 1931, Hélder se ordena sacerdote. Na sequência, passou a exercer o cargo de diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará. Realizou a função por 5 anos, até ser transferido para o Rio de Janeiro.

Foi no Rio de Janeiro que desenvolveu algumas de suas principais obras sociais. Fundou a Cruzada São Sebastião, que era destinado a atender favelados, e também o Banco da Providência, que ajudava famílias pobres. Dom Hélder colaborou com revistas católicas, além de exercer funções na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e no Conselho Nacional de Educação.

Recebeu um convite para ser assessor do arcebispo do Rio de Janeiro em 1946. Foi o responsável pela fundação do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que o elegeu Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro. 

Em 1964, pouco antes do golpe militar, Dom Hélder foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife. Após escrever um manifesto de apoio à ação católica operária em Recife, foi acusado de demagogia e comunismo, sendo proibido de se manifestar publicamente.

Ficou conhecido por ter se tornado um líder contra o autoritarismo e os abusos aos direitos humanos, frequentemente praticados pelos militares. Além disso, atuou em movimentos estudantis, operários, ligas comunitárias contra a fome e a miséria. Foi um defensor da justiça e da cidadania. 

Mas a repressão estava cada vez mais dura. O assessor de Dom Hélder, o padre Antônio Henrique, foi preso, torturado e morto. Além disso, outros vinte colaboradores de sua arquidiocese são presos e torturados. Em 1970, fez um pronunciamento em Paris, denunciando a prática de tortura a presos políticos no Brasil, aproveitando-se da importância crescente que passava a ter. Dois anos depois, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz. O governo militar não perdoa: divulga um dossiê acusando, mais uma vez, Dom Hélder de ser comunista.

A partir de 1978, com uma lenta e gradual abertura política, Dom Hélder se dedica mais ainda a aplicar a sua teologia da libertação.
Aposentou-se em 1985, deixando mais de 500 comunidades eclesiais de base organizadas, com operários, trabalhadores rurais e retirantes em busca de melhores condições de trabalho e de vida. 

Sempre atuante, Dom Hélder participou da campanha pelas "Diretas Já". E realizou debates e palestras de conscientização para a cidadania em todo o país. Além disso, deixou registrado o seu pensamento em diversos livros, que foram traduzidos para diferentes línguas.

Dom Hélder faleceu em 27 de agosto de 1999, vítima de uma parada cardíaca.

Abertura da V Semana Social Brasileira (SSB) na Diocese


     Com a presença de mais de 120 pessoas teve início nesta segunda-feira (27/08)  a V Semana Social Brasileira na Diocese de Guarabira. A abertura foi feita no Auditório do Campus III da UEPB-Guarabira com um Seminário no qual foi discutido o tema desta Semana Social: “Estado: para que e para quem”. Após a palavra de abertura do Vigário-Geral da Diocese, Pe. José André, o coral formado por mais de 40 crianças do Projeto Mais Educação desenvolvido no Bairro do Mutirão – Coralito Raio de Luz – fez uma apresentação de diversas canções. A seguir o Pe. João Bosco apresentou um breve histórico acerca das edições anteriores da Semana Social e fez a apresentação das assessoras do Seminário: Profª Nazaré Zenaide (membro do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e docente da UFPB) e a Profª Valdênia Paulino (também participante do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, professora da UFPB e integrante da Ouvidoria de Polícia do Estado).
     As assessoras apresentaram um histórico sobre a formação do Estado brasileiro e expuseram os poderes que constituem um Estado (Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Sociedade Civil) e a necessidade que temos de promover uma participação efetiva de todos os cidadãos e de criar espaços que possibilitem essa participação. Uma das assessoras enfatizou a pseudo “independência” existente entre os poderes que formam o Estado (especialmente a dependência percebida entre os poderes executivo, legislativo e judiciário). Além de criar espaços de participação, as assessoras mostraram também a necessidade de uma profunda conscientização acerca do como participar efetivamente em uma sociedade que se diz democrática, mas cuja democracia está sendo reduzida quase que exclusivamente ao voto.
     Os trabalhos do Seminário foram encerrados após um debate acerca do como atuam os poderes constitutivos do atual Estado brasileiro e, feitos os devidos agradecimentos às duas assessoras que com brilhante desenvoltura conduziram  a exposição e o debate, o Pe. José André apresentou a programação a ser realizada durante a semana e encerrou o Seminário com a oração do Pai-Nosso.






sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Buscando compreender o que é Liturgia


O que é celebrar?

Celebrar significa tornar célebre, dar importância, festejar em massa, realizar uma ação solene, honrar, exaltar, cercar de cuidado e de estima. O ser humano é naturalmente celebrativo. As pessoas se reúnem para celebrar aniversários, conquistas, promoção a novo emprego ou função, aprovação no vestibular, formatura, vitórias esportivas, etc.
Os povos de todos os tempos e culturas possuíam e possuem ritos festivos para celebrar momentos centrais da vida. Muitas dessas celebrações são ritos religiosos ligados ao nascimento, adolescência, casamento, enfermidade, morte, etc.
Sabemos, por meio da Escritura que Deus criou o ser humano e não cessa de vir ao seu encontro, mesmo depois do pecado. Constitui para si um povo – o povo de Israel – e firma uma aliança com ele. Na aliança Deus propõe ao povo certos deveres e, em troca, promete caminhar com ele, socorrê-lo e libertá-lo. Promete e cumpre.
O povo, por sua vez, volta-se para Deus e, não obstante muitas dificuldades, lhe dá uma resposta de amor, acolhendo e observando suas leis.
O povo de Israel encontra modos de celebrar essa presença divina, ativa e libertadora. Vai ao templo para ouvir os ensinamentos da Escritura e para prestar culto a Deus. Reúne-se em assembléia na sinagoga (casa de oração e instrução) onde lê e medita a Palavra de Deus, canta salmos, ora suplicando, ora bendizendo ao Deus fiel e solidário.
Como percebemos, na celebração litúrgica dá-se o movimento de cima para baixo: Deus se entrega como dom ao povo; e o movimento de baixo para cima: o povo acolhe o dom de Deus, que é misericórdia, perdão e amor, e por isso fica feliz e cheio de gratidão. A gratidão provoca o louvor e então o povo canta as maravilhas do Senhor.

O que é a liturgia cristã???

Continuaremos depois.... aguarde.

sábado, 18 de agosto de 2012

Sacerdócio: 50 anos e 1000ª Missa

1996-2002: Araruna

Na última quarta-feira, 15 de agosto, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Pe. Marinaldo celebrou agradecido a milésima missa desde sua ordenação presbiteral ocorrida aos 12 de dezembro de 2009 na Catedral N. Sra. da Luz. 

Na Santa Missa o sacerdote encontra-se com o Cristo que se imola e que convida o sacerdote a também se oferecer ao Pai em favor da humanidade, pois como afirmou o saudoso Papa João Paulo II em uma de suas últimas mensagens do dia de Quinta-feira Santa dirigidas a todos os padres do mundo “as palavras da consagração proferidas pelo sacerdote na verdade são um projeto e um estilo de vida do presbítero. Aquelas palavras devem não somente ser pronunciadas, mas vividas no cotidiano do serviço ministerial tendo em vista que o sacerdote é ‘alter Christus’ (outro Cristo) e age ‘in persona Christi’ (na pessoa de Cristo)”. 

Notícia também relacionado ao sacerdócio é a celebração dos 50 anos de ordenação sacerdotal de Pe. Cristiano Muffler que acontecerá neste domingo, 19 de agosto às 16h00 em Santa Fé de Arara-PB. Várias paróquias e comunidades de nossa Diocese estão se organizando em caravanas para participarem deste momento festivo e de louvor por tantos serviços prestados pelo Pe. Cristiano nas diversas paróquias/comunidades onde ele trabalhou desde que chegou ao Brasil e de modo especial à nossa região do Brejo. Agradeçamos ao bom Deus esse grande presente que Ele nos concedeu.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A vida de um santo pela vida de um pai

Nesta Semana Nacional da Família celebramos ontem, terça-feira 14/08, a memória de SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE,  que tornou-se mártir ao se entregar para ser morto no lugar de um pai de família. conheçamos um pouco mais da vida deste "patrono de nosso difícil tempo" como o chamou o Papa João Paulo II.


Maximiliano nasceu na Polônia em 1984. Consagrou-se ao Senhor na família franciscana e era grande devoto da Virgem Maria, tanto que fundou a "Milícia da Imaculada"  e desenvolveu através da palavra e dos seus escritos, intenso apostolado missionário.
Com o início da Segunda Grande Guerra Mundial, a Polônia foi tomada por nazistas e, com isso, Frei Maximiliano foi preso duas vezes, sendo que a prisão definitiva, ocorrida em 1941, levou-o para Varsóvia e, posteriormente, para o campo de concentração de Auschwitz, onde no campo de extermínio heroicamente evangelizou com a vida e morte. 

Aconteceu que diante da fuga de um prisioneiro, dez pagariam com a morte, sendo que um, desesperadamente caiu em prantos: "Minha mulher, meus filhos! Não os tornarei a ver!". Movido pelo amor que vence a morte e que faz ser "forte o que morre, mas não admite matar", Maximiliano Kolbe dirigiu-se ao oficial com a decisão própria de um mártir da caridade e da família e pediu para substituir o pai de família - seu companheiro de prisão -  e ajudar a morrer os outros nove prisioneiros e seu pedido foi aceito porque ele se identificou: "Sou um padre católico". Ele morreu de fome aos 14 de agosto de 1941. 

O Papa João Paulo II canonizou Maximiliano Maria Kolbe, seu compatriota, em 10 de outubro de 1982.
Que Sao Maximiliano interceda por nossas famílias. 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A Família, os Amigos e as Folhas


Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.
A todas elas chamamos de amigos. Há muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e mãe. Mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.
Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros e nos trazem muitas alegrias.
Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos pertos.
Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.
O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas.
Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que os que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria através das lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho.

Desejo a você, folha de minha árvore: Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade...
Hoje e sempre . . . Simplesmente por que cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.
Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas pessoas não se encontram por acaso.


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA 2012


Começa neste domingo, 12 de agosto, a Semana Nacional da Família 2012. A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família convoca todos os filhos da Igreja para participar e motiva todos os agentes da Pastoral Familiar a celebrarem e promoverem o dom precioso da família, “patrimônio da humanidade”. 

Seguindo o VII Encontro Mundial das Famílias, em Milão- Itália, a comissão sugere que seja trabalhado nos grupos familiares e comunitários, tanto na Semana Nacional da Família, como em outros períodos, o tema: 'A FAMÍLIA: O TRABALHO E A FESTA.'

A Semana Nacional da Família tem como objetivo geral promover, fortalecer e evangelizar a família. Essa evangelização se dá a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, (cf. Jo 10,10) rumo ao Reino definitivo (DGAE). Ela assume como desafio os mesmos objetivos da Pastoral Familiar, dentre eles:
- Formar agentes qualificados que transmitam os ensinamentos da Igreja com simplicidade, clareza e precisão;
- Unir esforços para que a família seja, de fato, um santuário da vida, valorizando o ser humano em todos os seus estágios, desde a concepção até a morte natural;
- Despertar a família para sua missão sagrada, insubstituível e inalienável de educadora, de escola onde se aprendem e experimentam os valores humanos e evangélicos/religiosos.
Todas as pessoas que acreditam e amam a família são convidadas a organizarem e participarem da Semana Nacional da Família, através de momentos de encontro e celebração, com a preocupação de promover o valor único e próprio da família.
A primeira Semana Nacional da Família foi realizada em 1992, e de todos os anos traz um tema que defende os valores familiares e cristãos. “É um evento extraordinário que mobiliza a Pastoral Familiar, e outros movimentos e grupos de família de todo Brasil”, afirmou dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão Episcopal Família e Vida da CNBB, e bispo de Camaçari (BA).


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Diocese de Campina Grande tem novo Bispo



Dom Delson, novo Bispo de
Campina Grande - PB

           O Santo Padre, o papa Bento XVI, transferiu na manhã de ontem, 8 de agosto, o bispo de Caicó (RN), Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, para a diocese vacante de Campina Grande (PB).
         Dom Manoel nasceu Biritinga (BA) em 1954. Estudou Filosofia e Teolo-gia no Seminário São Francisco de Assis, em Nova Veneza (SP). Tem mes-trado em Ciência da Comunicação, na Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma, e licenciatura em letras pela Universidade Católica de Salvador (BA).
        O Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner,  disse na saudação que ele emitiu em nome da CNBB que o lema episcopal do novo bispo de Campina Grande  - "Ide aos meus irmãos” (Jo 20,17), espelha disponibilidade e inspiração para todos nós, seus irmãos no episcopado, o clero e todo o povo de Deus. Fazemos, nesse espírito, os melhores votos de que esse tempo que se inaugura seja pleno de frutos para a expansão do Reino de Deus entre nós. Unimo-nos às comunidades da diocese de Caicó que envia, com generosidade, dom Delson a outra porção da Igreja. E estamos juntos com à diocese de Campina Grande que aguardou, com esperança, a chegada do novo bispo e que, agora, celebra, com satisfação, a nomeação do seu pastor. Damos um abraço agradecido ao Pe. Márcio Henrique que tem prestado seu serviço como administrador diocesano e cumprimentamos dom Delson manifestando nossa fraterna acolhida" - finalizou.
        Estejamos, de fato, unidos aos nossos irmãos da Diocese de Campina Grande e oremos pelo trabalho que Dom Delson irá realizar nesta Igreja particular localizada no planalto da Borborema.


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

JMJ Rio2013 lança Manual de Inscrição de Peregrinos

No site oficial da JMJ Rio2013 está liberado o "Manual de Inscrições de Peregrinos" que foi lançado na última terça-feira (31/07). O documento pode ser encontrado no ítem “Tire suas Dúvidas” no portal www.rio2013.com. (http://www.rio2013.com/pt/tire-suas-duvidas/inscricoes)

No documento será possível encontrar as orientações necessárias para que o peregrino faça sua inscrição adequadamente. A data para o início das inscrições ainda não está definida, segundo o setor responsável.

De acordo com a diretora do Setor de Inscrições da JMJ Rio2013, Irmã Maria Shaiane Machado, o manual descreve o sistema de inscrição e ajudará o peregrino. As inscrições serão feitas em grupo por meio de um responsável (chamado de “responsável principal”). Além desse, haverá um “segundo responsável”. Para grupos mistos, preferencialmente um responsável masculino e um feminino.

Preferencialmente, as inscrições deverão ser feitas em grupo, de até 50 pessoas, incluindo os responsáveis. Grupos maiores deverão ser divididos em subgrupos, que poderão estar vinculados entre si por um grupo principal. A vinculação entre os grupos não garante que todos ficarão juntos. A hospedagem oferecida pelo Comitê Organizador Local (COL) será por região linguística. Também outros fatores podem ser decisórios, como por exemplo, a distância dos pagamentos entre os grupos.

Em nossa Paróquia Sagrada Família estão responsáveis pela organização e planejamento das atividades do grupo que participará da JMJ Rio 2013: Ramom, Aparecida e Eraldo. Vamos nos mobilizar e levar o maior número possível de jovens de nossa Paróquia. 

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Papa fala da importância da oração


"Sempre devemos bater à porta do Senhor,
sabendo que em tudo Ele cuida de seus filhos"
“Muitas vezes reconhecemos o bem, mas não somos capazes de fazê-lo. Com a oração, conseguimos realizá-lo. O discípulo do Senhor sabe que está sempre exposto à tentação e não deixa de pedir ajuda a Deus em oração, para vencê-la”, disse o Papa.

O Pontífice citou ainda a máxima famosa criada por Santo Afonso, “Quem reza se salva, quem não reza se condena” para fazer a humanidade entender como é real o risco dela se perder. De acordo com o Papa, Santo Afonso sempre enfatizou a importância da oração. 

“Dizendo ainda que a oração é uma condição necessária, Santo Afonso queria dar a entender que em cada situação da vida não se pode fazer menos que rezar, especialmente nos momentos de provação e dificuldade. Sempre devemos bater à porta do Senhor com confiança, sabendo que em tudo Ele cuida de seus filhos, de nós”.

Por fim, Bento XVI mencionou que Santo Afonso também nos faz lembrar de como é essencial a relação com Deus. “A relação com Deus consiste em falar com Deus na oração pessoal diária e participação nos sacramentos, assim este relacionamento pode crescer em nós, pode crescer em nós a presença divina que conduz o nosso caminho, ilumina-o e o torna seguro e sereno, mesmo no meio de dificuldades e perigos”. 


Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI – 01/08/2012