segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Festa de Cristo Rei

Toda a Diocese de Guarabira estava representada na celebração da Festa de Cristo Rei acontecida no último domingo (25/11) na cidade de Mulungu. O Pe. Heriberto Gomes, Administrador da Paróquia Santo Antônio na cidade onde aconteceu a celebração, foi o responsável pela organização, acolhida e realização deste que foi mais um grandioso momento da vida de nossa Diocese. Grupos, pastorais e movimentos daquela Paróquia estavam presentes colaborando para o sucesso e bom andamento da celebração e da caminhada que a antecedeu. A participação de muitos grupos, pastorais, movimentos, religiosas, diáconos, padres e seminaristas tornou a festa bem mais bonita de forma que todos estamos de parabéns: os que particparam e os que organizaram. Veja abaixo algumas fotos:


















quarta-feira, 21 de novembro de 2012

17 ANOS DE APOSTOLADO DA ORAÇÃO



O Grupo Apostolado da Oração de nossa Paróquia Sagrada Família esteve comemorando no último domingo (18/11), dezessete anos de sua fundação em Belém. E, para celebrar esta data, foi organizada uma programação especial com momentos de adoração, louvor, confraternização, palestra, etc. Toda a programação foi encerrada no domingo a noite com a Missa, presidida pelo Pe. Marinaldo,  na Igreja Matriz Sagrada Família, durante a qual foi dada ação de graças por todos esses anos de caminhada deste grupo. Os integrantes do grupo participaram da procissão de entrada da celebração eucarística e ficaram responsáveis pela Liturgia da Palavra da Missa. À tarde o grupo participou de uma palestra ministrada pelo Pe. José Anselmo, Administrador da Paróquia de N. Sra. do Rosário – Pirpirituba e também diretor espiritual do Apostolado da Oração na Diocese de Guarabira.  Confira alguns momentos pelas fotos que seguem:

 












sábado, 17 de novembro de 2012

PORTA FIDEI COMEÇA A SER ESTUDADO NA PARÓQUIA



Teve início na Paróquia Sagrada Família na tarde deste sábado (17/11), das 14h00 às 15h30, no Espaço da Juventude, o estudo com os animadores dos grupos e comunidades de nossa Paróquia sobre o documento do Papa Bento XVI sobre o “Ano da Fé” (Porta Fidei). Pe. Marinaldo fez uma introdução durante a qual apresentou o porquê e de onde teve origem o nome do citado documento (Atos 14,27), as datas e eventos a ele relacionadas (Concílio Vaticano II e Catecismo da Igreja Católica), bem como os cinco objetivos do Papa com este convite a toda à Igreja a redescobrir a beleza e as consequências da fé. Foi entregue aos participantes desta formação um resumo do “Porta Fidei” para que todos pudessem ter um primeiro contato com o documento e, posteriormente, possa haver a continuidade do estudo iniciado neste encontro dos animadores. A formação foi concluida com um lanche servido aos participantes. Que todos nos empenhemos na leitura, compreensão e vivência deste documento que marca um momento especial da vida da Igreja em todo o mundo.






segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O AMOR

 O ser  humano foi feito - trata-se de uma verdade psicossocial - por amor e, sobretudo, para o amor. analisando o homem e a mulher, desde a criação, veremos que o amor é a tônica que conduz e impulsiona a vida humana. fomos criados à imagem e semelhança de um Deus-amor, numa legítima prova de amor. depois o homem errou, ficou vaidoso e soberbo e, seduzido pelo mal, quis ser igual a Deus. foi expulso, castigado, tornou-se mortal, necessitando trabalhar, para, com o suor de seu rosto, obter o alimento. Diante dessa ruptura, verdadeira desgraça na vida humana, o amor de Deus mandou seu Filho Jesus Cristo para a nova aliança, para a reconciliação definitiva, de novo abrir as portas da eternidade, que foram fechadas pelo pecado. Os humanos, além de nao reconhecerem esse gesto de amor, crucificaram o mensageiro. Deus nos mandou Cristo que estaria no meio dos homens, e assim nos acompanharia até a consumação dos séculos: "ninguém tem mais amor que aquele que dá sua vida pelos seus..."
O amor humano é frágil. Mais que isso: inconstante e vulnerável aos mais variados e contraditórios estímulos. O fracasso reside, muitas vezes, em relação às famílias, quando os casais ignoram essa fragilidade, e contra ela não buscam o remedio adequado. A vida humana só se realiza se for vivida com amor. O homem só vive se souber amar. Quem demonstra, em sua vida, práticas autossuficientes, terá deixado de amar, porque a autossuficiência nos afasta do contato com o outro. O amor, portanto, norteia nossa vida. Ele aproximou nossos pais e, como fruto desse amor, nós fomos constituídos para, numa sequência natural, também através desse grande sentimento, perpetuar nossa espécie, transmitindo a vida a nossos filhos, enriquecendo-os com a capacidade de amar e sentir os efeitos do amor.
A maior tragédia de uma união ocorre quando duas pessoas, cheias de qualidades, não são capazes de dar algo para enriquecer e fazer feliz o outro, pois só pensam em si próprias. Esse egoísmo mata uma relação e, pior, gera o maior veneno, que é o egoísmo vivido a dois. O egoísta nao ama; quer ser amado. Não dá, quer receber. Não se entrega; quer ser dono. Busca mais competir e vencer do que harmonizar. Quando se pergunta a jovens candidatos aos casamento por que resolveram casar, a resposta mais  frequente é: "quero casar para ser feliz!" Notem quanto egoísmo vai nessa afirmação: casar para ser feliz!! Pelo contrário, seria interessante, nobre, construtivo, casar para fazer o outro feliz, e depois, com base nessa felicidade proporcionada, tornar-se feliz. Mas não.
Muita gente de nosso tempo, de nossa sociedade de consumo, vê no matrimônio uma possibilidade a mais de consumir, nem que seja o outro, a felicidade teórica. O sociólogo alemão Hermann Oeser, em seu livro "Ich Liebe", ensina: "Quem deseja ser feliz não deve se casar. O importante é tornar a outra pessoa feliz. Aqueles que desejam ser compreendidos não devem se casar. O importante é compreender o outro. Quem busca a realizaçãonum casamento, não deve se casar. O fundamental é que o outro se realize."

Antônio M. Galvão
(Vivência e Convivência - Um estudo sobre a família e o amor humano)
Depois continuaremos..... 




domingo, 4 de novembro de 2012

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito 2012

Definida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2005, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é solenizada no terceiro domingo de novembro para homenagear as vidas perdidas nos caminhos, calçadas, estradas e, para gerar ações que tornem o trânsito mais seguro.
A homenagem é estendida aos familiares, amigos e, a todos que tiveram suas vidas afetadas por acidentes ou crimes de trânsito.
A violência no trânsito mata todos os anos quase 1,3 milhão de pessoas, fere e incapacita mais de 50 milhões e, é a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 10 aos 24 anos.
De acordo com o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), responsável pelas apólices pagas em caso de vítimas fatais, o número anual no Brasil para as mortes no trânsito é de cerca de 55 mil pessoas e, mais de 500 mil feridos.
A “Trânsito Amigo” Associação de Parentes, Amigos e Vítimas de Trânsito http://transitoamigo.com.br trouxe o evento para o Brasil e desde então, o mesmo já aconteceu no Rio de Janeiro (2008 e 2009), Florianópolis (2010) e Curitiba (2011). Em 2012 a capital brasileira do evento será São Paulo.
Para 2013, em virtude do lançamento da campanha: “Pela Consciência no Trânsito” e, pelo ato de criação do “Conselho Nacional pela Redução de Acidentes”, assumido pela Presidente Dilma Rousseff, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito acontecerá em Brasília.
Cabe ressaltar que, independentemente do evento principal, é importante que, o mesmo aconteça também em outras cidades. Em São Paulo, em 2011, tivemos uma Caminhada no Parque do Ibirapuera por ocasião dessa homenagem.
O tema de 2012 é Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, uma data para não ser esquecida!
Gostaria de acrescentar nessa postagem que, há um documento chamado: CARTA DE MADRID, no qual consta: “O período 2010-2020 deverá ser declarado como a Década Mundial da Segurança Viária. As atividades que nela sejam desenvolvidas deverão conduzir para uma redução substancial das taxas de mortalidade previstas. Recomenda-se aos países por em funcionamento essas ações para chegar às metas de redução em 50% dos índices de vítimas mortais por acidentes viários em 2020”.
Para que haja redução é necessário ações! O que você tem feito para mudar essa triste realidade?

Nossa Paróquia está unida ao Movimento "Nao Foi Acidente" e está coletando assinaturas para mudarmos as leis de transito nas quais existem tantas possibilidades de se escapar de uma punição que, na verdade, elas são um convite às infrações. Participe você também: se você é de Belém-PB, procure a Secretaria da Paróquia e contribuia para atingirmos 5.000 assinaturas para o Movimento; caso você seja de outra cidade acesse o site do movimento e assine a petição: http://naofoiacidente.org/site/assine/