A Paróquia

HISTÓRIA

O primeiro período compreende-se com a existência de uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição por volta de 1917, cuja Freguesia era assistida pelos padres da Serra da Raiz. Em 1934 foi concluída uma grande reforma dessa mesma capela que ainda hoje se conserva num belo estilo Renascentista, orgulho para o povo de Belém. Neste mesmo período sabe-se da existência de várias irmandades e apostolados leigos ligados à Igreja.
O segundo período da história desta Paróquia se deu com o surgimento de novos desafios pastorais: criação de novos grupos, aumento da população, nomeação de um padre para residir na cidade, cooperação de religiosas inseridas na comunidade e construção de uma nova e grande Igreja dedicada a Sagrada Família.
A fundação da Paróquia Sagrada Família surgiu com o desmembramento das Paróquias da Serra da Raiz e depois de Pirpirituba. A ereção canônica aconteceu em 11 de março de 1989 decretado pelo bispo diocesano Dom Marcelo Pinto Carvalheira. Tendo como Vigário Paroquial o Pe. Celestino Tino Grillo e como Vigário cooperador o Pe. Pedro Alexandre recém-ordenado.

ADMINISTRADORES:

Os administradores paroquiais que exerceram seus ministérios na paróquia foram:
  1. Padre Celestino Tino Grillo (1989)
  2. Padre Pedro Alexandre da Silva (1989 a 1996)
  3. Padre João Evangelista (1996 a 1998)
  4. Padre Francisco de Assis Inácio (1998 a 1999)
  5. Padre Pedro Gomes Beserra (1999 a 2007)
  6. Padre Jandeilson Rodrigues de Alencar (2007 a 2009)
  7. Padre Marinaldo Flor da Silva (2010 a atualidade)
Antes da ereção canônica para Paróquia Sagrada Família, já prestaram importantes serviços pastorais na comunidade de Belém os padres Celestino Tino Grillo e Cristiano Mufller, o religioso João Batista e as religiosas irmã Zarita e irmã Socorro, esta última coordena atualmente o Centro de Práticas Alternativas Bom Samaritano em Pirpirituba.

Construído pelo então administrador paroquial padre Pedro Gomes Bezerra, o altar mor da Igreja Matriz da Sagrada Família de Belém, foi inaugurado no dia 01 de novembro de 2007, dia da solenidade católica de Todos os Santos, através da benção solene proferida pelo sacerdote.
Esculpido pelo artesão paraibano João Numero, o belíssimo altar mor da igreja matriz impregnou no interior deste templo católico mais elementos de arte e religiosidade. Expressões da cultura presentes no povo brasileiro.Já as imagens sacras foram esculpidas pelo artesão Aldo, da cidade pernambucana de Tracunhaém.
Na formação original do altar mor estão dispostas nos nichos laterais as imagens sacras dos arcanjos São Miguel e São Rafael, de São Pedro e São Paulo. Na base do altar está a imagem do menino Jesus, de Maria e de José, representando a Sagrada Família. No topo do altar uma grande pomba representando o Espírito Santo. E nas laterais da base os símbolos do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria.