sábado, 26 de fevereiro de 2011

Encontro Diocesano da PASCOM

Aconteceu na manhã de hoje na cidade de Guarabira mais precisamente na Cúria Diocesana o encontro da PASCOM Diocesana com representantes de algumas cidades que compõem a nossa diocese, foram enviados para representarem nossa paróquia os jovens João Antonio e José Franciluio. A PASCOM (Pastoral da Comunicação) é uma pastoral ainda nova, na igreja. Os documentos da Igreja que tratam do tema comunicação são recentes. O primeiro, o Inter Mirifica, é do Concilio Vanticano II, aprovado em 1964. Mas, esse documento ainda não explicita a necessidade da existência de uma Pastoral Comunicação.
Em termos de Brasil, o primeiro documento publicado sobre o tema é o 59, da CNBB, com o titulo da Igreja e Comunicação rumo ao Novo Milênio, fruto da Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em abril de 1997, em São Paulo. É esse o primeiro documento da CNBB que trata da necessidade da criação e organização da Pascom as dioceses e paróquias.
Nesse encontro foi colocado os trabalhos em nível de comunicação que já são desenvolvidos nas paróquias por ex: Programas de rádio, informativos, blogs, sites e as diversas redes sociais, a troca de experiência foi construtiva, principalmente para aqueles que trilham seus primeiros passos neste meio. 
            O Bispo Dom Lucena ficou muito feliz com a presença dos comunicadores que se fizeram presente no encontro e reforçou a importância do trabalho da PASCOM dentro das paróquias e mostrou a importância fundamental da comunicação em nossa igreja, já que o desejo de comunicação de Deus junto ao seu povo é tão grande que Ele resolve se comunicar de igual para igual com os homens e mulheres na história. Por isso, assume características humanas e vem para o meio da realidade vivida pelas pessoas, através do seu filho, Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário