sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Igreja do Brasil celebra Semana Nacional da Família

 


A Semana Nacional da Família (SNF) faz parte do calendário das paróquias do Brasil. Ela teve início em 1992 como resposta ao desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família. Ela é celebrada na semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional.
O Documento de Aparecida (n.302), quando fala de alguns lugares de formação de discípulos e missionários, menciona “a família como primeira escola da fé, o lugar e a escola de comunhão, fonte de valores humanos e cívicos, lar onde a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente”.
 Este ano o subsídio “Hora da Família” tem como tema central: “Família, Pessoa e Sociedade” e traz na capa o encontro do Papa Bento XVI com uma família, espontaneamente sorridente, por ocasião da sua visita à Angola, em 2009. O subsídio expressa o amor da Igreja por todas as famílias, independente de raça ou etnia; a motivação da capa realça o carinho do Papa pela família, “patrimônio da humanidade”; a moldura na parede nos leva a refletir sobre o cuidado que devemos ter em conservar em nossas casas lembranças das pessoas que nos são queridas, a nossa família. Abaixo da moldura vemos lírios brancos, fazendo alusão a São José e, envolvendo-a, rosas vermelhas e brancas recordando a figura de Maria. Assim, o subsídio quer ressaltar a importância de José e Maria como “pais exemplares num só caminhar”.
Os temas abordados pelo subsídio são: os desígnios de Deus para a pessoa; os desígnios de Deus sobre o matrimônio e a família; homem e mulher Deus os criou; a pessoa se realiza na comunhão; família geradora de uma sociedade nova; família como rede de solidariedade; políticas públicas que valorizam a família; a espiritualidade do acolhimento e da adoção; fraternidade e vida no planeta; a família e a Pastoral da Criança.
Além desses temas, o subsídio oferece ainda: como recitar o Terço das Família e roteiro para algumas celebrações (Dia das Mães, dos Avós, dos Pais, do Nascituro), Celebração do Natal em Família e celebração do Aniversário de Matrimônio.
Que todos aproveitem ainda os dias que restam dessa semana para participarem com entusiasmo, nas casas, dos encontros que os grupos e comunidades de nossa paróquia estão realizando em comunhão com a Igreja do Brasil na sua busca pela defesa e promoção da família. Na Diocese, esta Semana será encerrada com o II Encontrão das Famílias em Guarabira, no próximo domingo, no Ginásio do Colégio Estadual a partir das 08h00. Participe!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário