segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Começa em SP jornada católica que termina com visita do Papa ao Rio

Começa em SP jornada católica que termina com visita do Papa ao Rio
No domingo (18), 50 mil pessoas foram ao Campo de Marte, em São Paulo, para acolher a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora.


Milhares de católicos se reuniram no domingo (18) em São Paulo. Foi o início de uma peregrinação, que vai acabar no Rio. Uma jornada que termina com a visita do Papa Bento XVI daqui a dois anos.

No domingo, em São Paulo, uma multidão de católicos acolheu a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora. As duas relíquias vão rodar por todo o Brasil e mais quatro países até chegar ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude.

É difícil segurar as lágrimas quando se carrega um símbolo de fé. Tatiane Carvalho Farias estava tremendo. “É muita emoção. Carregar o ícone de Nossa Senhora é demais”, disse a jovem.

Ao todo, 50 mil pessoas foram ao Campo de Marte para ver a cruz peregrina e o ícone com a imagem de Nossa Senhora. As relíquias foram enviadas ao Brasil pelo Papa Bento XVI.

“São os dois sinais mais importantes da nossa fé. Aqueles que estão à frente do nosso ser, que nos trouxeram a salvação e nós estamos felizes de acolhê-los”, comentou a religiosa Rosa Mancini. “É símbolo muito importante para nós, católicos”, acredita Maria do Socorro Alves de Souza.

A guarda da cruz peregrina foi entregue aos jovens do mundo todo pelo Papa João Paulo II, em 1985. Mais tarde ganhou a companhia da imagem de Nossa Senhora. Juntos, eles viraram símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

Uma estudante afirma que emociona muito o fato de a cruz, já ter passado por tantos países e pelas mãos de tantos jovens. “Estamos representando o Brasil e os jovens do mundo. Então é uma emoção”, disse Túlio Fonseca.

Depois de São Paulo, a cruz e o ícone seguem para 275 dioceses brasileiras. Em seguida, vão ser levados para quatro países: Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. Em 2013, retornam ao Brasil. Vai ser no Rio de Janeiro que os fiéis e o Papa Bento XVI vão celebrar o fim dessa jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário