segunda-feira, 18 de abril de 2011

Domingo de Ramos


           Fieis católicos saíram as ruas ontem a tarde,  para participarem da Benção e Procissão dos Ramos que celebra o inicio da Celebração da Semana Santa. Logo após a procissão que sai do Açude do Tribofe ponto escolhido para abertura da celebração, já que o Tema da Campanha da Fraternidade desse ano é "Fraternidade e a Vida no Planeta" e o Lema " A criação geme em dores de silencio", onde a igreja provoca a atenção dos homens para os problemas da natureza causados pelo o homem como principal responsável, o nosso administrador paroquial Pe. Marinaldo, continuou a celebração da Santa Missa em Praça publica no pátio da Igreja Matriz.



quinta-feira, 14 de abril de 2011

Programação da Semana Santa

Domingo (17/04) Procissão e Missa dos Ramos
Saída: Açude do Tribofe para Igreja MAtriz
Horário: 16h00

Segunda- Feira (18/04)Procissão do Encontro e Sermão das Dores de Maria
Saída: Homens: Igreja Santo Antônio
          Mulheres: Igreja da COnceição
Horário: 19h00

Terça-Feira (19/04)Momento Penitencial para Jovens
Local: Igreja Matriz
Horário: 19h00

Quarta-Feira (20/04)Grande Via-Sacra pelas ruas da cidade
Via-Sacra pelas ruas da cidade
Saída: Capela N. Sra. da da Luz para Matriz
Horário: 19h00

Quinta-Feira (21/04)Missa dos Santos Óleos
Local: Catedral N. Sra. da Luz
Horário: 08h30

Missa do Lava-Pés
Local: Igreja Matriz
Horário: 17h00
Adoração ao Santíssimo: 19h00 - 0h00
Procissão do Silêncio: 0h00

Sexta-Feira (22/04)Momento Penitencial para Homens
Local: Igreja Matriz
Horário: 09h00
 
Momento Penitencial para Mulheres
Local: Igreja MAtriz
Horário: 10h15

Ofício da Agonia
Local: Igreja Matriz
Horário: 12h00

Celebração da Paixão do Senhor
Local: Igreja Matriz
Horário: 16h00

Procissão com Imagem do Senhor Morto
Horário: 18h00

Encenação da Paixão do Senhor
Local: Igreja MAtriz
Horário: 20h30

Sábado (23/04)Vigília PAscal
Local: Igreja MAtriz
Horário: 21h30

Domingo (24/04)Missa da Ressurreição
Local: Igreja Matriz
Horário: 19h00

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Escolhas

Vamos começar pelo óbvio: a vida é feita de escolhas. A gente escolhe a roupa que vai vestir, o estilo de cabelo que vai usar. A gente escolhe a namorada ou o namorado. E a gente escolhe a profissão. Nem sempre foi assim: durante séculos, meninos que nasciam no campo muito cedo tinham de ajudar o pai na lavoura. Não havia opção, ou, ao menos, não havia opção sem conflito. Mas, para uma boa parte da população brasileira, a escolha profissional é hoje uma coisa possível. Possível não quer dizer fácil: às vezes o processo de optar por esta ou por aquela carreira é problemático e até angustiante. Aqui vão algumas considerações que têm o propósito de ajudar neste processo.

Na escolha intervêm basicamente dois componentes: aquilo que a pessoa gostaria de fazer, e às vezes gostaria muito de fazer (o que é chamado de vocação), e aquilo que é conveniente fazer. Se você anunciar em casa que quer ser poeta seus pais ficarão preocupados; eles sabem que livros de poesia não vendem muito e que será problemático ganhar a vida desta maneira. Dirão: escolha outra profissão, e faça poesia nas horas vagas.

Funciona? Às vezes funciona. Carlos Drummond de Andrade, grande poeta, era funcionário público. Isto não impediu que produzisse uma grande obra. A melhor situação é aquela em que a pessoa tem uma vocação que atende a uma necessidade social evidente: alguém que tem paixão por ensinar, por exemplo. Quando isto não acontece, temos duas opções: fazer aquilo de que gostamos, ou aprender a gostar daquilo que fazemos. De qualquer maneira, gostar é aí (como em qualquer outra situação) um verbo essencial.

Isto é uma consideração geral, não muito prática, mas que serve de ponto de partida para orientar a escolha. Agora vamos a uma outra consideração. Quando eu fiz vestibular, isto na pré-história, as opções (ao menos na minha cidade, Porto Alegre) eram poucas: medicina, engenharia, direito, arquitetura, filosofia e mais algumas. Hoje é incrível a variedade de cursos que as universidades oferecem. E um fenômeno novo também está ocorrendo: as pessoas trocam muito de curso (às vezes como quem troca de roupa). "Não gostei" é a explicação mais freqüentemente dada para isso; como gostar é importante, parece ser razão suficiente.

Mas pode nascer de um equívoco. Uma coisa é o curso, outra coisa é a profissão à qual este curso conduzirá. Às vezes o curso é decepcionante, sobretudo nos primeiros semestres, mas a profissão é uma excitante aventura. Portanto, um bom conselho é não confundir as duas coisas. Escolha profissional deve ser baseada em um conhecimento da profissão, do que ela significa no dia-a-dia da pessoa.

Finalmente, uma terceira ponderação. Se a opção é difícil, se ela lhe causa angústia, não hesite em pedir ajuda. Fale com pessoas mais velhas, mais experientes. E ah, sim, recorra ao auxílio psicológico se você sentir que o problema é muito grande. Muitas vezes a opção torna-se problemática porque nós estamos vivendo um momento problemático. Descobrir quem somos, e o que queremos, é importante, e um tratamento pode ser fundamental para isto. Finalmente, lembre-se: profissão é essencial na vida, mas a vida é maior que a profissão. E você sempre pode contar com a energia da vida para atingir seus objetivos.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Dirétorio Diocesano do Sacramento do Batismo

             A Diocese de Guarabira, lançou recentemente o Diretóro Diocesano do Sacramento do Batismo, válido temporariamente (ad experimentum), para todo o ano de 2011, podendo receber sugestões de alterações a partir da prática, tirar o que é desnecessário e acrescentar o que foi omitido, e em 2012, irá publicá-lo de modo definitivo e unindo os demais diretórios num único Diretório.   
            O presente Diretório é fruto do valioso instrumento de trabalho elaborado em 2010, por uma Comissão Diocesana de Formação, que refletiu sobre comunidades organizadas, e que exige subsídios e orientações seguras que ajudem na implementações da nossa ação evangelizadora.
            No subsídio há as razões pelas quais é celebrado o Sacramento do Batismo, o que é o batismo, porque batizar crianças, a iniciação cristã de adultos, ministros do batismo, as condições para celebrar o batismo, os compromissos (dos pais, dos padrinhos e das comunidades), roteiro para encontro de preparação e a própria celebração do batismo. E nas normas pastorais hão de mostrar o caminho que deve ser percorrido com espírito de comunhão e participação.
Leia abaixo na íntegra, a apresentação, escrita por Dom Lucena.
“Quem não nascer da água e do Espírito
Não pode entrar no Reino de Deus” (Jo3, 5)
Amados(as) Diocesanos(as),

Com alegria e com sentimento de gratidão que apresento o Diretório Do Sacramento do Batismo, conteúdo subsídio e normas Pastorais sobre a vida Cristã da pessoa batizada. Não pretende apenas ser uma ajuda para pais, padrinhos que se preparam para o batismo de seus filhos e afilhados. Mas um estímulo a todas as paróquias, comunidades, pessoas e equipes de preparação para o Sacramento do Batismo terem orientação segura e escrita para a vivenciado batismo na comunidade cristã.
Este deve ser levado a sério e tomado como luz para podermos saber quem somos verdadeiramente, qual é o mistério da nossa vida e qual é o mistério de Jesus Cristo, com o qual crescemos no batismo. Entramos na comunidade, a pertencemos e tornamo-nos discípulos-missionários.
Em 2010, fruto do trabalho da Comissão Diocesana de reflexão sobre formação de comunidades organizadas, foi elaborado um valioso instrumento de trabalho, que exige subsídios e orientações seguras que ajudem na implementações da nossa ação evangelizadora. E, durante a XII Assembleia Diocesana de Pastoral, que teve como tema: “Igreja, comunidade de comunidades: Caridade, Formação, Participação e Missão”; acenou para os desafios que as comunidades atuais têm que responder. Muitos batizados não foram e continuam não sendo suficientemente evangelizados, nem bem orientados na fé, menos ainda acompanhados na comunidade.
É indispensável contar com pessoas disponíveis e equipes motivadas de preparação para o batismo em toda a Diocese. E, com este Diretório em mãos, caminharão com segurança e darão visibilidade à comunhão diocesana. Ajudarão, sem medo e com criatividade pastoral, não com legalismo nem proibições, a muitos católicos que vivem uma vida afastada do compromisso cristão.
Agradecemos a valiosa ajuda do Pe. Bosco e de outros sacerdotes, religiosas e leigos e leigas na elaboração do Diretório do Sacramento do Batismo. Assim, além do contudo para formação das equipes, para os encontros de preparação do batismo e os batizados de boa vontade, apresenta as normas pastorais desta Igreja Particular, no tocante ao Sacramento do Batismo.
Todas as orientações a respeito do Sacramento do Batismo sejam baseadas na palavra de Deus, no Catecismo da Igreja Católica, no Código de Direito Canônico, no Ritual para o Batismo de Crianças, no Ritual da Iniciação Cristã de Adultos e no diretório Diocesano do Sacramento do Batismo.
No subsídio há as razões pelas quais é celebrado o Sacramento do Batismo, o que é o batismo, por batizar crianças, a iniciação cristã de adultos, ministros do batismo, as condições para celebrar o batismo, os compromissos (dos pais, dos padrinhos e das comunidades), roteiro para encontro de preparação e a própria celebração do batismo. E nas normas pastorais hão de mostrar o caminho que deve ser percorrido com espírito de comunhão e participação.
O presente Diretório Diocesano do Sacramento do Batismo, a partir desta data, entra em vigor ad experimentum, válido durante todo o ano de 2011, podendo receber sugestões de alterações a partir da prática, tirar o que é desnecessário e acrescentar o que foi omitido, e em 2012, publicá-lo de modo definitivo e unindo os demais diretórios num único Diretório.
Sob a companhia de Nossa Senhora da Luz, iluminados pelo Espírito Santo, todos e todas cresçam na graça e na sabedoria de Deus, sendo testemunhas de Jesus no mundo.
Guarabira, 09 de março de 2011, quarta-feira de cinzas e terceiro ano do nosso pastoreio.
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira

domingo, 10 de abril de 2011

Matricule-se na escola do perdão

Sabe perdoar quem aprendeu a amar

O perdão é uma escola? Se partir do princípio de que numa escola se aprende: Saber o que é? E como fazer? Então afirmo que "sim", o perdão é uma verdadeira escola de formação permanente. Com lições que se aprendem na prática da vida e não com teorias.

O perdão não é um sentimento, é uma decisão. Exige de nós uma atitude que nos “rasga” o coração, abaixa o nosso orgulho e derruba as nossas razões. Certamente não é esquecer o fato ou a pessoa que o machucou. Por mais que se tente não se consegue fazê-lo. Perdoar é colocar entre você e quem o feriu o Mestre do perdão. O Mestre do amor. Sabe perdoar quem aprendeu a amar.
É possível perdoar!

No Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, no número 595, temos esta instrução: "Ora, mesmo se para o homem pareça impossível satisfazer essa exigência, (o perdão) o coração que se oferece ao Espírito Santo pode, como Cristo, amar até o extremo do amor, mudar a ferida em compaixão, transformar a ofensa em intercessão. O perdão participa da misericórdia divina e é um ponto alto da oração cristã" (conf. CIC 2840-2845-2862).
Posso acreditar nisso quando contemplo histórias de vida, como a sua, como a minha. Repletas de exemplos de superação, nas quais o perdão parecia impossível de acontecer, mas ele aconteceu. Aquele pai que perdeu as duas filhas, por exemplo, e perdoou o assassino, poderia ser você ou eu.

Quem não conhece uma história dessas também? É provável que você se recorde de alguém que conheça ou você mesmo tenha passado por situações semelhantes ou muito próximas a essas, pois as situações da vida acabam sendo enormes salas de aula, nas quais somos convidados a viver o ensinamento do perdão ou sair da sala e enfrentar as consequências do não aprendizado. São histórias reais, de pessoas reais; o que as torna diferentes? Aquela escola de perdão onde estão matriculados. 
Mateus 18, 21: "Senhor, quantas vezes devo perdoar? Até sete vezes? Digo-te, não até sete vezes, mas até setenta vezes sete".
Eis o segredo: perdoar a vida inteira, nas pequenas circunstâncias ou nas grandes, na circunstância máxima da sua vida, perdoar. Nessa escola não há “cola”, mas a prática. Porém, atenção: esta não é uma escola para os fortes, mas para os fracos, que precisam do auxílio da graça divina para superar as fraquezas e fortalecer os propósitos.
Essa escola está sempre de matrículas abertas, não há número de vagas e o ano letivo durará a vida inteira, pois sempre teremos uma lição nova a aprender, sempre teremos uma pessoa nova a perdoar...

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Palavra do Padre


 Deus existe? Deus existe. Deus existe!

Vimos que Deus é o bem, a verdade e a felicidade verdadeira que procuramos. Mas como chegar até Deus? Que caminhos percorrer ou que indicações seguir para saber que esse Deus existe? Essas perguntas fazem parte do problema ou questão das chamadas “provas da existência de Deus”, não no sentido das provas que as ciências naturais buscam, mas no sentido de “argumentos convergentes e convincentes” que permitem chegar a verdadeiras certezas. Para chegar ao conhecimento de Deus o ponto de partida é a criação do mundo material e da pessoa humana.
O mundo: a partir do movimento e do devir, da ordem e da beleza do mundo, pode-se conhecer a Deus como origem e fim do universo. Santo Agostinho, no seu livro Confissões, afirmava a esse respeito: “interroga a beleza da terra, interroga a beleza do mar, interroga a beleza do ar que se dilata e se difunde, interroga a beleza do céu...interroga todas estas realidades. Todas elas te respondem: olha-nos somo belas. A sua beleza é uma profissão. Essas belezas sujeitas à mudança, quem as fez senão o Belo, não sujeito à mudança?”.  Realmente ficamos boquiabertos quando paramos para contemplar a ordem e a beleza da criação; basta vermos a dependência de todas as coisas na natureza: como um animal ou planta depende de outro animal ou planta e tudo dentro de uma harmonia admirável. Ao contemplarmos a natureza nos admiramos de como, por exemplo, as mangas produzem no mesmo tempo mesmo estando as mangueiras plantadas em lugares os mais diversos possíveis e assim com todas as demais plantam e árvores: como elas florescem e frutificam no momento certo ao mesmo tempo. Ao estudarmos o universo também ficamos admirados com as leis nele existentes, como tudo acontece dentro de uma harmonia e sincronia: a força da gravidade, a expansão do universo, a velocidade da luz, o nascimento e morte de estrelas, etc. Inclusive o maior físico dos tempos modernos, Albert Einstein, afirmava que “não há como não acreditar em Deus ao se estudar o universo”.
O homem: com a sua abertura à verdade e à beleza, com o seu senso do bem moral, com a sua liberdade e a voz de sua consciência, com o seu desejo de infinito e felicidade, o homem se interroga sobra a existência de Deus. E nestas aberturas percebe sinais de sua alma espiritual, ou seja, o homem percebe que ele não é simplesmente e puramente matéria, carne e osso. Ele intui que dentro dele existe algo maior que a matéria, e esse algo maior (sua alma) tem sede de infinito, de eternidade, de permanência. Também no homem sua beleza, criatividade, harmonia, “perfeição”, revelam e apontam para a existência de Deus.
Assim tanto o mundo quanto o homem são caminhos ou “provas” da existência de Deus. E isso está baseado em um princípio: nada acontece a não ser que alguma coisa o cause. Os filósofos dizem isso do seguinte modo: cada efeito tem uma causa. E se formos até as origens do homem e do universo (dois ou quatro ou treze bilhões de anos atrás) chegaremos em um ponto em que precisaremos nos perguntar: e quem criou isso que deu origem a tudo? E a resposta necessariamente terá que ser: “Alguém teve que fazê-lo, ou não haveria universo. Do nada, nada vem”. Esse Alguém existe e esse Alguém é exatamente Aquele a quem chamamos Deus. Deus é Aquele que existe por natureza própria. A única descrição exata que podemos dar de Deus é dizer que “Ele é aquele que é”, ou seja, Deus não “foi” nem “será”, Ele “é”. Assim tudo, inclusive o tempo, foi criado por Deus do nada. E, portanto, Deus é a causa, enquanto criador, de todas as coisas que existem. E em tudo que existe Ele deixou sua “assinatura”: a verdade, a beleza, a harmonia, a ordem... 


Em Cristo Jesus
Pe. Marinaldo


06/04/2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

E então...

Um rapaz pediu a Jesus um emprego, e uma mulher que o amasse muito.
No dia seguinte, abriu o jornal e tinha um anuncio de emprego.

Ele foi, viu a fila muito grande e disse: eles são melhores do que eu, e foi embora.

No caminho, um garoto lhe deu uma rosa ....no ônibus ele chateado jogou a rosa fora.
E ao chegar em casa briga com Jesus
É assim que me tratas? É assim que me amas ?

E vai dormir.
Em sonho, Jesus lhe diz:
O emprego era seu, mas você não confiou e desistiu antes mesmo de lutar;
Aquela rosa foi eu que te dei... inspirei aquela criança a lhe dar!!!
O amor da sua vida, estava sentada ao seu lado, em vez de você dar a rosa a ela, jogou fora.
Você entendeu como Jesus age na sua vida?
Ele abre as portas te mostra o caminho mas a tua fé é tão pouca que
desiste no primeiro obstáculo.
Não desista confie que Jesus pode agir na sua vida.
Os obstáculos existem para ver até onde vai a tua fé.