terça-feira, 27 de setembro de 2011

Deixe seu comentário participe você também!!! 

Cosme e Damião


São Cosme e Damião, os santos gêmeos, nasceram na Arábia, no século III, filhos de uma família nobre. Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Circunstancialmente entraram em contato com o Cristianismo, tornando-se fervorosos seguidores do cristianismo.
Confiando sempre no poder da oração e na confiança da providência divina usaram sua arte médica para curar os necessitados. Não cobravam por seus serviços médicos, e por esse motivo eram chamados de "anárgiros", ou seja, aqueles que "não são comprados por dinheiro". O seu objetivo principal era a conversão dos pagãos à fé cristã, o que bem faziam através da prática da medicina. Desta forma, conseguiram plantar em terra fértil a semente cristã em muitos corações, sendo numerosas as conversões.
Cosme e Damião viveram alguns anos como médicos e missionários na Ásia Menor. As atividades cristãs dos médicos gêmeos chamaram a atenção das autoridades locais da época, justamente quando o Imperador romano, Diocleciano, autoriza a perseguição aos cristãos, por volta do ano 300. Por pregarem o cristianismo em detrimento dos deuses pagãos, foram presos e levados a tribunal e acusados de se entregarem à prática de feitiçarias e de usar meios diabólicos para disfarçar as curas que realizavam. Ao serem questionados quanto as suas atividades, São Cosme e São Damião responderam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder". Recusando-se adorar os deuses pagãos, apesar das ameaças de serem torturados, disseram ao governador que os seus deuses pagãos não tinham poder algum sobre eles, e que eles só adorariam o Deus Único, Criador do Céu e da Terra“!
Por não renunciarem aos princípios religiosos cristãos sofreram terríveis torturas; porém, elas foram inúteis contra os santos gêmeos, e, em 303, o Imperador decretou que fossem decapitados. Cosme e Damião foram martirizados no ano de 303, na Egéia. Seus restos mortais foram transportados para a cidade de Cira, na Síria, e depositados numa igreja a eles consagrada. No século VI uma parte das relíquias foi levada para Roma e depositada na igreja que adotou o nome dos santos. Outra parte dela foi guardada no altar-mor da igreja de São Miguel, em Munique, na Baviera. Os santos gêmeos são cultuados em toda a Europa, especialmente Itália, França, Espanha e Portugal. Em 1530, na cidade de Igaraçu, em Pernambuco, foi construída uma igreja em sua homenagem.
São Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e por causa da sua simplicidade e inocência também são invocados como protetores das crianças.


Hoje, 27 de setembro, é celebrado o dia de São Cosme e São Damião, irmãos gêmeos que estão entre os santos mais populares do Brasil. Para quem é devoto ou simplesmente segue a tradição de distribuir doces, hoje é dia de partilhar alegrias e renovar o espírito de gratidão na companhia das crianças, a quem os santos sempre estiveram associados. 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Começa em SP jornada católica que termina com visita do Papa ao Rio

Começa em SP jornada católica que termina com visita do Papa ao Rio
No domingo (18), 50 mil pessoas foram ao Campo de Marte, em São Paulo, para acolher a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora.


Milhares de católicos se reuniram no domingo (18) em São Paulo. Foi o início de uma peregrinação, que vai acabar no Rio. Uma jornada que termina com a visita do Papa Bento XVI daqui a dois anos.

No domingo, em São Paulo, uma multidão de católicos acolheu a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora. As duas relíquias vão rodar por todo o Brasil e mais quatro países até chegar ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude.

É difícil segurar as lágrimas quando se carrega um símbolo de fé. Tatiane Carvalho Farias estava tremendo. “É muita emoção. Carregar o ícone de Nossa Senhora é demais”, disse a jovem.

Ao todo, 50 mil pessoas foram ao Campo de Marte para ver a cruz peregrina e o ícone com a imagem de Nossa Senhora. As relíquias foram enviadas ao Brasil pelo Papa Bento XVI.

“São os dois sinais mais importantes da nossa fé. Aqueles que estão à frente do nosso ser, que nos trouxeram a salvação e nós estamos felizes de acolhê-los”, comentou a religiosa Rosa Mancini. “É símbolo muito importante para nós, católicos”, acredita Maria do Socorro Alves de Souza.

A guarda da cruz peregrina foi entregue aos jovens do mundo todo pelo Papa João Paulo II, em 1985. Mais tarde ganhou a companhia da imagem de Nossa Senhora. Juntos, eles viraram símbolos da Jornada Mundial da Juventude.

Uma estudante afirma que emociona muito o fato de a cruz, já ter passado por tantos países e pelas mãos de tantos jovens. “Estamos representando o Brasil e os jovens do mundo. Então é uma emoção”, disse Túlio Fonseca.

Depois de São Paulo, a cruz e o ícone seguem para 275 dioceses brasileiras. Em seguida, vão ser levados para quatro países: Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. Em 2013, retornam ao Brasil. Vai ser no Rio de Janeiro que os fiéis e o Papa Bento XVI vão celebrar o fim dessa jornada.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A Bíblia, Palavra de Deus

O mês de setembro é dedicado, de modo especial, à Bíblia, o livro da Palavra de Deus. Precisa-se ler freqüentemente a Sagrada Escritura, aconselhada a todos os cristãos. Dizia S. Jerônimo: ”desconhecer as Escrituras é desconhecer a Cristo”. É preciso ler a Bíblia pessoalmente, na família, em grupos, nos círculos bíblicos. As possibilidades são muitas. Antes de tudo, é necessário valorizar a Palavra de Deus em todas as celebrações litúrgicas. Toda liturgia está impregnada da Palavra de Deus: as leituras bíblicas, as antífonas e salmos, a homilia e muitas expressões que permeiam, com abundância, todos os textos das celebrações da Igreja. A liturgia é o lugar privilegiado do anúncio e da acolhida da Palavra de Deus.  Ela está na Igreja, na comunidade de fé, que é lugar certo para a proclamação, a acolhida e a resposta à Palavra da salvação. A Palavra de Deus reúne a comunidade, educa e anima seus membros, orienta suas decisões e sua prática e a impele para a missão no meio do mundo. A Igreja é a casa da Palavra de Deus; ela mesma não tem outra palavra que não seja a de Deus, ou condizente com ela.
A Igreja proporciona a iniciação à vida cristã, a nossa educação na fé, a leitura orante da Palavra, o estudo atento dos textos e a formação dos ministros da Igreja, dos religiosos e de todos os fiéis para a boa acolhida e resposta à Palavra de Deus.  Insiste-se, pois, na necessidade de ajudar as pessoas a terem um contato assíduo com a Palavra Deus: “Senhor, só tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68). Muitos jovens manifestam sua alegria, quando ajudados a ler a Escritura e a compreendê-la como Palavra de Deus; muitas pessoas se convertem por descobrirem a Bíblia e aprenderem a lê-la com fé. 
É preciso oferecer a Palavra de Deus aos doentes, idosos e todas as pessoas fragilizadas em sua vida; é força animadora, pão da vida, “remédio” que faz viver. Essas pessoas precisam saber que Deus lhes dirige a Palavra e está com elas, dando sentido ao sofrimento e à dor. Palavras humanas têm eficácia humana; a Palavra de Deus tem a força de Deus. A “Palavra do Senhor é proteção para aqueles que a Ele se confiam” (cf Sl 17/18). Em tudo isso, há uma questão fundamental, ponto de partida para toda reflexão sobre a Bíblia, e sobre o qual deveremos insistir muito: A S. Escritura, na aparência de um livro como tantos outros, é diferente de todos. Nela, Deus nos dirige sua Palavra, convidando-nos a um diálogo de amor com Ele. Deus nos fala também hoje através de sua Palavra. Por isso, é preciso ler a Palavra da Escritura com fé, em sintonia e comunhão com a comunidade de fé.

A Sagrada Escritura é a palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito Santo; a Sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos apóstolos a palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos apóstolos, para que, com a luz do Espírito de verdade, a conservem, a exponham e a difundam fielmente na sua pregação (Cf. DV 9). Antes da leitura da Palavra, devemos invocar sempre o Espírito Santo, para que Ele nos revele o sentido das Escrituras: “Ele vos ensinará toda a verdade” (Jo 16,13).
Recomendo, pois, o exercício da leitura orante da Bíblia, em grupos ou individualmente. Os passos são os seguintes: 1) Leitura de um trecho da Bíblia, previamente escolhido; no qual procuramos compreendê-lo, sem a pretensão de ir logo tirando mensagens e conclusões; 2) Meditação sobre o texto, respondendo a esta pergunta: o que Deus diz para mim, ou para nós, através desse texto? Agora, sim, procuramos ouvir Deus a nos falar e acolhemos sua voz; 3) Oração. Respondemos à pergunta: o que o texto me faz dizer a Deus? Lembremos sempre que a boa leitura bíblica acontece só no dialogo da fé: Deus fala, nós ouvimos e acolhemos, e também respondemos a Deus e lhe falamos. O texto pode suscitar vários tipos de oração: louvor, a profissão de fé, a ação de graças, a adoração, o pedido de perdão e de ajuda; 4) Contemplação. Neste momento, nos “demoramos na Palavra” e aprofundamos a compreensão do mistério de Deus e do seu desígnio de amor e salvação; ao mesmo tempo, nos dispomos a acolher em nossa vida concreta aquilo que a Palavra nos ensina, renovando nossos bons propósitos e a obediência da fé. Será difícil fazer isso? A experiência diz que não. É só começar; aprende-se praticando.
A preciosidade da Palavra de Deus e sua importância para a vida cristã valem algum esforço de nossa parte. “Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática!” (Lc 11,28). Que o mês da Bíblia nos ensine a rezar e meditar bem a Palavra Revelada de Deus e, consequentemente, à luz do Espírito Santo, colocá-la em prática!

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
 Bispo de Guarabira(PB)