sábado, 22 de outubro de 2011

Canonização de Dom Guanella acontece neste domingo, 23 de outubro

Neste domingo, 23 de outubro, o Papa irá celebrar a Missa com o rito de canonização dos beatos Luís Guanella, sacerdote, fundador da Congregação dos Servos da Caridade e do Instituto das Filhas de Santa Maria da Providência, Guido Maria Conforti, Arcebispo de Parma, fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Exteriores; Bonifacia Rodrigues de Castro, fundadora da Congregação das Servas de São José.
Guanella, muito próximo dos brasileiros, principalmente do sul, através de escolas fundadas por seus seguidores, por exemplo, fez de sua vida uma contínua busca em marcar presença onde houvesse um grito de socorro e um auxílio a oferecer. Nasceu em Frascicio, distrito de Campodolcino, diocese de Como, Itália, em 19 de dezembro de 1842 e, já no dia seguinte, recebeu o sacramento do Batismo. Após os estudos no Seminário de Como recebeu a consagração sacerdotal e, após um ano foi, nomeado pároco de Savogno. Durante sete anos manteve contato com Dom Bosco e, em 1875, fez os votos na Congregação Salesiana por três anos. O bispo solicitou seu retorno à Diocese e ele voltou com o sonho de fundar uma instituição que acolhesse crianças necessitadas. Abriu uma escola, mas teve que fechá-la em seguida, devido à hostilidade das autoridades civis. Em novembro de 1881 chegou a Pianello Lário para assumir a Paróquia. Ali encontrou um grupo de jovens, empenhadas em assistir os necessitados. Aquele grupo de jovens mulheres veio a tornar-se a fonte da nova Congregação: as Filhas de Santa Maria da Providência. Elas iniciaram a atividade da "Casa Divina Providência", que se tornou a Casa Mãe das duas Congregações, a feminina e a masculina, os Servos da Caridade. Foi para a casa do Pai em 24 de outubro de 1915.

Pe. Marinaldo participou do Seminário Regional NE2 sobre CF-2012

O Seminário de Formação da Campanha da Fraternidade 2012 da CNBB Regional NE2 teve como objetivo conhecer e aprofundar o texto-base com o tema: “Fraternidade e Saúde Pública” e o Lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Eclo 38,8), realizado na cidade de João Pessoa (PB), nos dias 14 e 15 de outubro de 2011, tendo como assessor o Pe. José Adalberto Vanzella. A formação reuniu os membros da Equipe de Campanhas do Regional, representantes das Dioceses, profissionais de saúde, membros da pastoral da saúde, crianças e Idosos, padres, diáconos e leigos. Participaram 56 pessoas. O evento refletiu sobre a saúde pública no âmbito do Regional, o fortalecimento das equipes de animação das Campanhas nas Dioceses, e o lançamento da CF-2012 a nível Regional NE2 será João Pessoa (PB), no dia 25 de fevereiro de 2012, com a presença de todos os Bispos do Regional e representantes das 21 Dioceses.
“A Campanha da Fraternidade de 2012 sensibilizará todos os segmentos da sociedade sobre a difícil realidade das pessoas no acesso à assistência de Saúde. Em meio à desigualdade social é possível ter um sistema de saúde que funcione, e fazer valer o direito básico à saúde de todos e todas sem discriminação. Nunca esquecer da verdadeira condição samaritana, disse Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo referencial para as Campanhas no Regional NE2.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Rezar é abrir-se a Deus

Ninguém se coloca sob o sol sem se queimar. Se tomar sol você vai sofrer as consequências dele. Com Deus acontece algo semelhante, ninguém se coloca na presença d'Ele sem ser beneficiado por ela. As marcas da presença do Todo-poderoso também são irreversíveis para a nossa salvação. Quando nós nos deixamos conduzir pelo Espírito Santo, Ele nos dá liberdade. Nunca o Senhor pensou em trazê-lo para perto d'Ele para tirar algo de você, muito menos para limitar a sua liberdade. Se Ele não quisesse que fôssemos livres, por que teria nos criado livres?

Nossa liberdade ficou comprometida por nossa própria culpa, porque quem peca se torna escravo do pecado. Pelos erros e pelos vícios que entram em nossa vida ficamos debilitados. O Pai nos deu Cristo para nos libertar daquilo que nos amarra. Deus nos mostra quais caminhos podemos seguir, mas a liberdade de escolher é nossa. O desejo do Senhor é libertar você de toda a angústia, de toda a opressão. O desejo d'Ele é vê-lo feliz.

Veja em Gálatas 5,1: "É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão".
Cristo amou você, morreu numa cruz por sua causa, para que você não fosse escravo do pecado. O Ressuscitado nos libertou de todo o mal, de toda armadilha do inimigo para que permaneçamos livres. Contudo, ninguém é livre na maldade. Uma vez que o Espírito Santo visitá-lo, não dê brecha para o pecado.

Quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? (cf. Coríntios 2, 10-16). Assim também ninguém conhece as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

Ninguém pode saber o que está em seu interior se você não abrir a boca e disser. Quando você reza, Deus Pai o refaz e o Espírito Santo o cura e liberta. Rezar é ficar nu na presença de Deus, é se abrir a Ele. Quando você está rezando, coloca-se na presença do Altíssimo, se expõe e é curado. Quando você tira a roupa diante do espelho, vê o que quer e o que não quer. Na hora em que estamos rezando, caem as nossas roupas - espiritualmente falando - e, do mesmo modo, vemos aquilo que queremos e o que não queremos. Tudo que eu faço de mau volta para mim no momento da oração. As feridas que nós ignoramos, na oração não conseguimos ignorá-las, porque, nesse momento, Deus as revela para nós ao nos curar. No momento em que o Senhor me mostra quem eu sou, Ele também mostra quem Ele é. Se Ele me revela uma coisa que não está boa, é porque é preciso consertá-la.

Na oração nós aprendemos a ouvir o Senhor. Não existe ninguém que, tendo rezado, Deus não o tenha respondido. E se Ele não lhe responde diretamente, vai fazê-lo por meio de uma pessoa ou de um fato, mas Ele responde. Nós precisamos aprender a ouvi-Lo na oração para conhecermos os planos que Ele tem para nossa vida.

Eu e você precisamos, na oração, pedir ao Espírito Santo que nos faça descobrir o que está ruim ali dentro. Deus sabe o quando você foi machucado e sabe como curá-lo.
A nossa vida inteira é um processo de cura interior. Enquanto você estiver com os pés aqui nesta terra, sua vida será um processo de cura interior. Nós temos que nos apresentar diante de Deus. 
O Todo-poderoso tem um plano na sua vida, um plano de amor, um plano de realização e de felicidade para você. Se você não abre o seu coração para a oração, corre o sério risco de morrer sem conhecer o plano que Deus tinha para você.

Márcio Mendes
marciomendes@cancaonova.com

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Acompanhando a Cruz da JMJ



Principais símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora iniciaram a peregrinação pelo Brasil no dia 18 de setembro, quando foram recebidos pela juventude da Arquidiocese de São Paulo na grande festa do Bote Fé. Nos dias seguintes, outras cidades tiveram a oportunidade de receber os dois símbolos, que foram dados pelo Beato João Paulo II aos jovens para que os levassem por todo o mundo anunciando o Evangelho.
A primeira etapa da peregrinação acontece no Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que compreende o estado de São Paulo. Serão visitadas várias dioceses. A região do Vale do Paraíba - onde fica a Arquidiocese de Aparecida, por exemplo - não será visitada neste momento, entretanto. Essa região receberá a Cruz em 2013.
Veja a seguir o roteiro da peregrinação, por dioceses (não por cidades). As datas indicam os dias da chegada e da partida da Cruz. É importante ressaltar que pode haver mudanças. Os símbolos da JMJ ja passou pelas Dioceses de: São Paulo Guarulhos; São Miguel Paulista; Mogi das Cruzes; Santos; Santo André; Santo Amaro; Campo Limpo; Osasco; Sorocaba; Jundiaí; Itapetininga; Itapeva; Registro; Campinas ; Bragança Paulista; Limeira; Piracicaba; São Carlos; Marília; Bauru.
Ainda serão visitadas neste mês de outubro as seguintes dioceses: Ribeirão Preto - 18 a 23 de outubro;São João da Boa Vista (24 e 25); Jaboticabal (26 e 27); Franca (28 e 29); Barretos (29 e 30).

Em nossa Diocese de Guarabira a Cruz da JMJ estará passando dia 02 de fevereiro: Dia da Padroeira da Diocese, Nossa Senhora da Luz.

É preciso saber esperar!

Saber esperar não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível, com o passar do tempo pouco a pouco aprendemos a ter paciência e talvez não agora mas mais tarde descobrimos porque é necessário que seja assim...

Reflitam!!

É preciso saber esperar...! Principalmente quando as coisas estão mais difíceis, quando parecem não ter mais soluções. Pois muitas vezes a dor pela espera é necessária para o nosso crescimento.
A vida é como um bumerangue. Tudo o que fazemos terá sempre retorno. Por isso é sempre importante praticarmos o bem, fazermos boas coisas.

Quão maior for a dor, maior será o alívio de superá-la, e sentir o gosto da vitória. Não existe uma só folha que caia que não seja da vontade de Deus.

Sejamos fortes em todos os momentos. Principalmente nos mais difíceis... Pois só assim conheceremos a nossa própria força, só assim trabalharemos para o nosso próprio crescimento.

É preciso saber esperar! Com paciência! Com fé no coração!

Com a certeza. De que iremos vencer. Pois somos filhos do criador.

E um Pai jamais abandona seus filhos!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Papa diz a prefeitos que função pública exige responsabilidade

O Papa Bento XVI recebeu em audiência os prefeitos de toda a Itália nesta sexta-feira, 14. O encontro aconteceu na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano.

Na marca da comemoração dos 150 anos da reunificação do país, o Pontífice recordou que o 
Compêndio da Doutrina Social da Igreja indica que "a administração pública, em qualquer nível, como instrumento do Estado, tem por finalidade servir os cidadãos". E acrescentou:

"A função civil requer ser exercida com grande dignidade e com um vivo sentido de responsabilidade".

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI

Bento XVI também salientou que
o Cristianismo, ao longo dos séculos, fecundou a cultura italiana, suscitando uma civilização rica de valores universais e que deixou marcas no costume do povo.
"[A Igreja] é uma realidade viva e vivificante, como o fermento de que fala o Evangelho; uma presença significativa, caracterizada pela proximidade às pessoas, por acolher as necessidades profundas na lógica da disponibilidade ao serviço. Muitas são as exigências e as expectativas às quais devem corresponder o anúncio do Evangelho e as iniciativas da solidariedade fraterna. Quanto mais urgem as necessidades, tanto mais a presença da Igreja se esforça por ser solícita e rica de frutos. Respeitosa das legítimas autonomias e competências, a Comunidade eclesial considera seu preciso mandato destinar-se ao homem em cada contexto", afirmou.

A partir da consciência de que "todos dependem de todos", como escreveu o Beato João Paulo II (Sollicitudo rei socialis, 38), a "Igreja deseja construir, juntamente com os outros sujeitos institucionais e as várias realidades territoriais, uma sadia plataforma de virtudes morais sobre as quais edificar uma convivência à medida do homem", acrescentou o Papa.

Após falar do exemplo do patrono dos prefeitos, Santo Ambrósio, o Bispo de Roma concluiu:

"Também vós, enquanto representantes do Estado, no exercício das vossas responsabilidades, sois chamados a unir autoridade e profissionalismo, sobretudo nos momentos de tensão e de contrastes. [...] Deus não deixará de apoiar os vossos esforços, enriquecendo-os de frutos abundantes, para uma sempre mais ampla e capilar difusão da civilização do amor".

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Abertura do Terços dos Homens

A Paróquia Sagrada Família dirigida pelo Pe. Marinaldo Flor ganhou mais uma benção nesta última terça-feira (11), que foi a implantação do grupo do Terço dos Homens em nossa comunidade. O grupo têm com objetivo a participação ativa dos homens na evangelização e promover a mudança de vida e a transformação do ambiente em que vivem e trabalham todos os homens.

Participaram da Santa Missa de abertura do Terço dos Homens irmãos do Terço dos Homens de Pirpirituba e Sertãozinho, e também o Pe. Demetrios que destacou sua alegria em fazer parte desta criação.O Terço dos Homens será rezado todas as semanas e o encontro será as quartas-feiras, ás 19:30, na Igreja Sagrada Família e toda primeira segunda-feira do mês será celebrada a missa dos homens.

Você que é homem sinta-se convidado por Deus e também sirva de instrumento para convidar outros homens para esse momento de benção.

Confira as fotos na nossa galeria de fotos do Blog.

Nossa Senhora Aparecida

No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.
Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma.
Segundo estas fontes, em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.
Durante 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe Pedroso, um dos pescadores, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.
Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Basílica Velha. Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil, declaração esta reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas.
A construção da atual Basílica iniciou-se em 1946, com projeto assinado pelo Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu em 1967, por ocasião da comemoração do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem, ainda com o templo inacabado. O Papa Paulo VI ofertou à santa uma rosa de ouro, símbolo de amor e confiança pelas inúmeras bênçãos e graças por ela concedidas. A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil.
A data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida (aniversário do aparecimento da imagem no Rio) foi fixada pela Santa Sé em 1954, como sendo 12 de outubro, embora as informações sobre tal data sejam controversas. É nesta época do ano que a Basílica registra a presença de uma multidão incontável de fiéis, embora eles marquem presença notável durante todo ano.
A imagem encontrada e até hoje reverenciada é de terracota e mede 40 cm de altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa. Em 1978, após o atentado que a reduziu a quase 200 pedaços, ela foi reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Peritos afirmam que ela foi moldada com argila da região, pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, embora esta autoria seja de difícil comprovação.
Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, a esta altura ela pouco importa, pois as graças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a um sem número de pessoas. Se quiser saber mais detalhes sobre a Basílica e sua programação, visite o site www.santuarionacional.com.br, no qual também é possível acender uma vela virtual. E já que a fé, assim como a internet, não conhece fronteiras, eu já acendi a minha, por um mais paz e igualdade no mundo. Acenda a sua e que
Nossa Senhora Aparecida nos ouça e ilumine o mundo, que está precisando tanto de cuidados.
Além da farta pescaria, muitos outros milagres são atribuídos à Nossa Senhora Aparecida. Veja alguns abaixo:
A libertação do escravo Zacarias
O escravo Zacarias havia fugido de uma fazenda no Paraná e acabou sendo
capturado no Vale do Paraíba. Foi caçado e capturado por um famoso capitão
do mato e, ao ser levado de volta, preso por correntes nos pulsos e nos pés,
e como passassem perto da capela da Santa, pediu permissão para rezar diante
da imagem. Rezou com tanta devoção que as correntes milagrosamente se
romperam, deixando-o livre. Diante do ocorrido, seu senhor acabou por
libertá-lo.
O cavaleiro ateu
Um cavaleiro que passava por Aparecida, vendo a fé dos romeiros, zombou
deles e tentou entrar na igreja a cavalo para destruir a imagem da santa. Na
tentativa, as patas do cavalo ficaram presas na escadaria da igreja. Até
hoje pode-se ver a marca de uma das ferraduras em uma pedra, na sala dos
milagres da Basílica Nova.
A cura da menina cega
Uma menina cega, ao aproximar-se, com a mãe, da Basílica, olhou em direção a
ela e, de repente, exclamou "Mãe, como aquela igreja é bonita." Estava
enxergando, perfeitamente curada.
 
Baseado no artigo de Márcia Busanello

sábado, 8 de outubro de 2011

A busca da perfeição

Não se deve nivelar as normas de Deus com os preceitos humanos
"Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5,38-48). Esta clara determinação do Mestre divino é um vibrante apelo à fuga de toda e qualquer mediocridade. Cristo nos ensina que o apelo à santidade é para todo batizado.
Muitos julgam que a perfeição cristã está reservada aos grandes místicos como Santa Catarina de Sena, São João da Cruz ou Padre Pio. Eis aí um ledo erro, pois tal é a vocação de todo aquele que tem fé, dado que Deus já preceituara no Antigo Testamento: “Sede santos, porque eu sou santo”, como está no Livro do Levítico (Lv 2,43-45).

Jesus veio a esta terra para mostrar como colocar em prática a solicitação divina. Os santos realizaram de maneira excelente aquilo que todo cristão deve querer ser se tiver plena consciência de sua vocação. Não se trata de viver na estratosfera, num estado de alienação, mas simplesmente estar imbuído de uma disposição sincera de adesão à vontade do Ser Supremo, amando-O e ao próximo como Jesus amou.

Amar é preferir. É sacrificar as preferências egoístas para aderir às de Deus e aos legítimos interesses dos irmãos na fé, inclusive amando os inimigos e por eles orando.
Na prece do Pai Nosso se reza o que nem sempre se coloca em prática: “Seja feita a vossa vontade”. São Paulo decodificou o amor ao semelhante com detalhes magníficos: “A caridade é paciente, é benigna; a caridade não é invejosa, não se ufana, não se ensoberbece, não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita o mal. Não folga com a injustiça, mas alegra-se com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1Cor 13,4-7).

A busca da perfeição, assim conceituada, é sem limites, pois o referencial dado por Cristo é a santidade divina. Ele deu a seus seguidores um modelo a imitar.
Não se deve abaixar as normas de Deus ao nível dos preceitos humanos. A medida que se deve aspirar é a imitação do Todo-Poderoso na sua infinita santidade.
Não há nunca um basta na caminhada do verdadeiro cristão. É claro que cada um alça seus vôos para o Alto de acordo com seus próprios carismas e sua atividade específica dentro da sociedade. Enraizado no batismo e na confirmação deste, cada um deve procurar o Reino de Deus ordenando as coisas temporais em vistas da salvação própria e dos outros. Tudo depende da união vital com Cristo, ou seja, uma sólida espiritualidade nutrida por uma participação ativa na Liturgia e expressa no estilo das oito bem-aventuranças evangélicas.

Na prática cotidiana isto significa a competência profissional, o senso sagrado do espírito familiar e cívico, as virtudes sociais. Além disto, na medida do possível, o engajamento nas diversas pastorais, colaborando na difusão do verdadeiro Cristianismo. Nunca se deve esquecer que para aqueles que assim amam a Deus tudo coopera para o bem.
A sublime missão de todo batizado é ser predestinado a reproduzir a imagem do Filho de Deus para uma multidão de irmãos. Diz São Paulo: “Os que Ele predestinou, Ele também os chamou. Os que Ele chamou, Ele justificou. Os que Ele justificou, ele os glorificou” (Rm 8,28-30). Deste modo, a santidade do povo de Deus se espalha em frutos abundantes como testemunha.

A força para o progresso espiritual advém a cada um através dos sacramentos que conferem as graças especiais para a vivência plena do Evangelho. O que não se pode, porém, esquecer é que o caminho da perfeição passa pela cruz. Não há santidade sem renúncia e sem combate espiritual. O progresso implica ascese, mortificação, que conduzem gradualmente a viver na paz.

A perfeição que Cristo preceitua tem, de fato, que passar pelo Calvário. Os sacrifícios diários no exercício da profissão, as tarefas de todo instante, a convivência com os semelhantes, a luta contra a carne e seus desejos maus e cobiças desregradas, a fuga das ocasiões de pecado, enfim, tudo isto a cada hora, sem paciência e muita determinação, ninguém consegue sem vencer, conviver consigo mesmo e com o próximo. Animado, contudo pelo Espírito de Jesus, pode o cristão vencer os movimentos desordenados da alma, lutando contra eles. É o que ensina São Paulo: “Os que são de Cristo crucificaram a carne com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo espírito, andemos também no espírito” (Gl 5, 25).
É, deste modo, que o cristão espera a graça da perseverança final e a recompensa de Deus, seu Pai, pelas boas obras realizadas com sua graça em comunhão com Jesus. Ao guardar esta regra de vida quem crê, vive na casa da esperança, olhos voltados para a Cidade santa, a Jerusalém celeste.
Eis o destino de todo aquele que, virilmente, corajosamente, prontamente busca as veredas da perfeição, as quais nunca se tornam possíveis para os fracos, os pusilânimes, os covardes.

Por tudo isto ser santo é ser salvo.
Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho
Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Papa pediu fim das “barreiras arquitetônicas” para pessoas com deficiência

Bento XVI lançou apelo este domingo, 2, ao fim das "barreiras arquitetônicas" para pessoas com deficiência, saudando o compromisso de "instituições e associações de voluntários" empenhados nesta causa. O papa falava no Vaticano, saudando os peregrinos italianos reunidos para a reza da oração do Ângelus. Este encontro foi o primeiro desde que Bento XVI regressou, no sábado, da sua residência pontifícia de verão, em Castelo Gandolfo, nos arredores de Roma.
O papa aludiu ainda à celebração dos "Anjos da guarda", que apresentou como "ministros da solicitude divina por cada homem". "Do início à hora da morte, a vida humana está rodeada pela sua incessante proteção", indicou Bento XVI, que mencionou também "Nossa Senhora do Rosário, que neste primeiro domingo de outubro, no santuário italiano de Pompeia como também no mundo inteiro, acolhe a súplica que lhe é dirigida para que o mal seja derrotado e se revele em plenitude a bondade de Deus".
Na sua habitual catequese, o papa comentou a passagem do Evangelho lida nas igrejas de todo o mundo, nesse dia, uma parábola sobre vinhateiros homicidas que recusam e eliminam o filho do proprietário. "Deus entrega-se a si mesmo nas nossas mãos, aceita tornar-se insondável mistério de debilidade e manifesta a sua onipotência na fidelidade a um projeto de amor, que porém, no final, prevê também a punição para os malvados", declarou.
Bento XVI recordou a beatificação, neste domingo à tarde, em Ivrea, norte da Itália, de Antonia Maria Verna, fundadora das Irmãs da Caridade da Imaculada Conceição, que viveu entre os séculos XVIII e XIX como "modelo de mulher consagrada e de educadora". Na saudação aos fiéis de língua francesa, o papa, recordando que estão a recomeçar as aulas nas Universidades, convidou os professores a "transmitir, através do ensino, o amor do saber e da verdade". "O saber é importante, mais ainda a formação da pessoa para discernir onde se encontra a verdade e fazer assim escolhas livres. Educai também os jovens nos autênticos valores morais e espirituais para os ajudar a encontrar um sentido para a sua vida", assinalou.

Se alguém te procurar

Se te procuram...

Com frio... É porque você tem o cobertor.
Com alegria... É porque você tem o sorriso.
Com lágrimas... É porque você tem o lenço.
Com versos... É porque você tem a música.
Com dor... É porque você tem o curativo.
Com palavras... É porque você tem a audição.
Com fome... É porque você tem o alimento.
Com beijos... É porque você tem o mel.
Com dúvidas... É porque você tem o caminho.
Com orquestras... É porque você tem a festa.
Com desânimo... É porque você tem o estímulo.
Com fantasias... É porque você tem a realidade.
Com desespero... É porque você tem a Serenidade.
Com entusiasmo... É porque você tem o brilho.
Com segredos... É porque você tem a cumplicidade.
Com tumulto... É porque você tem a calma.
Com confiança... É porque você tem a força.
Com medo... É porque você tem o AMOR!
(autor desconhecido)

Ninguém chega até VOCÊ por acaso.
Em "TUDO" há o propósito de Deus!
Inclusive em você estar lendo aqui, agora.
Por esta razão e outras, repasse a tantos quanto puder.
Afinal...
"Você pode até não ser ninguém para este mundo, mas é o mundo para alguém"

Todos nós temos uma missão, todos nós possuímos talentos as vezes nem percebemos, mas se alguém lhe procurar é por que ela sabe que você pode a ajudar de alguma forma, é por que sente-se bem ao seu lado. Seja o mundo para alguém, e sinta a felicidade em poder ajudar o próximo de alguma forma, é muito gratificante!

Um forte abraço!!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O coração e o peso de suas contradiçoes

Quem concorda com tudo perde a força para decidir.

Muitas vezes, é difícil compreender o coração e o que, de fato, ele deseja. O coração, como bem dizia o filósofo Blaise Pascal: “Tem razões que a própria razão desconhece”. Ele é uma conexão entre silêncios e mistérios.

Por coração, compreendemos aqui o centro de nossa vontade, emoções e percepções. Esse é verdadeiramente um território onde existem muitas riquezas a serem descobertas e muitas incertezas a serem desveladas.

Por vezes, quando olhamos para nossa vida e história, torna-se difícil entender o “porquê” de muitas das nossas atitudes e escolhas. A vontade humana é um campo minado, no qual a inconstância e a fraqueza fazem questão de constantemente se hospedar, assim deixando rastros de confusão.

O que hoje se deseja ardentemente se pode não mais apreciar no amanhã. A vontade é, muitas vezes, uma sede de inconstância e contradição. Contudo, ela precisa ser trabalhada e modelada à luz da “Graça”, para que venha a se transformar em uma vontade constante no bem e inteira no que decide.

O coração, que se torna palco de inconstâncias, corre o sério risco de se tornar um lugar no qual a felicidade não consegue morar, pois, ele ficará ausentado da possibilidade de saciar sua natural sede de alegrias não transitórias.

Existem contradições próprias de nosso caminho de crescimento rumo à maturidade, outras, porém, são o resultado de uma vontade fraca e confusa que se acostumou a não decidir com firmeza pelo melhor. Essa, porventura, acarretará sobre si o peso das contradições por ela fabricadas.

A vontade precisa ser educada e direcionada para a constância no bem. Isso se chama virtude – realidade que precisa ser cultivada e conquistada -, pois não acontece apenas como um dom natural. Para adquiri-la é necessário nosso empenho e esforço.

Vontade fraca é aquela que não sabe ser constante no que escolhe, e mais: é aquela que não sabe decidir, mas apenas concordar. Quem concorda com tudo o que lhe é imposto pela cultura, pela mídia, pelos vícios, sem se posicionar diante de nada, perde a força para decidir e acaba por não ser livre. Por outro lado, adquire virtude aquele que tem disposição para perseverar nas boas escolhas, persistindo sempre no bem, mesmo quando suas fraquezas e más inclinações exigirem o contrário.

Em um mundo marcado pelo transitório e pelo descartável, somos convidados para decidir pelo bem, com constância, nas grandes e pequenas ocasiões apresentadas pela vida. Dessa forma, vamos eliminando as contradições que não são inerentes ao nosso crescimento como pessoa.

O homem “é o que escolhe”. Por isso, faz-se necessário mergulhar no mistério de nossas contradições, acolhendo com humildade o silêncio do que ainda não somos capazes de compreender, direcionando com nossa liberdade nossas escolhas, rumo à construção de um bem permanente e amadurecido no cotidiano.

Padre Adriano Zandoná
http://twitter.com/peadrianozcn
http://blog.cancaonova.com/padreadrianozandona

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O Ato de dar conselhos

Um ditado antigo diz que se conselho fosse bom seria vendido, e não dado.
Mas a sabedoria do Senhor nos diz que sim, o bom conselho dever ser dado, desde que ponderado e sincero
- não para mostrar ao outro que você é melhor, mas para ajudá-lo a trilhar o bom caminho.

"Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois.
Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão." (Mateus, 18: 15)

A pessoa que lhe procurou confia em você então guarde isso pra si e ninguém mais precisa ficar sabendo, se não sabe o que dizer tente se por no lugar da pessoa, isto sempre funciona e o conselho sai puro e verdadeiro. Não basta saber dar conselhos tem que saber usá-los também, se for para dar conselhos que seja pela sua experiencia de vida, que seja verdadeiro e não como aquele velho ditado: Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço. O segredo não é dar respostas prontas, o segredo é deixar a pessoa mesma ver, e assim poder aprender a escolher o que é certo ou o que se deve ser feito.