segunda-feira, 23 de julho de 2012

As Ovelhas do Bom Pastor



No Evangelho do último domingo, Cristo sente compaixão do povo, porque estavam como  ovelhas sem pastor.  Vale a pena, então, nos perguntarmos:  por que Cristo e a Escritura comparam os seres humanos com as ovelhas, tanto no Antigo Testamento como no Novo?
Certamente, a ovelha era um animal abundante em toda a área habitada pelo povo hebreu. Na verdade, muitos dos hebreus eram pastores. Mas temos que supor que ele também tinham outros  animais de estimação com os quais nos comparar como, por exemplo, o cachorro ou  gato, ou algum animal de carga, como o burro ou camelo; também haviam aves de muitos tipos ...
Então cabe-nos perguntar: por que tanta ênfase na comparação com as ovelhas? Percebe-se  muito isso nos Salmos e no Evangelho Jesus faz comparações realmente comoventes.
No entanto, para muitos o comportamento das ovelhas pode ser praticamente desconhecido. Pode ser que tenhamos visto algo sobre isso em um filme ou na TV ...
É curioso e interessante, então, conhecer  alguns detalhe sobre este animal meigo, para ver o que o Senhor quer nos dizer ao nos comparar uma e outra vez com as ovelhas e definir-se a si mesmo como o "Bom Pastor".
A ovelha é um animal frágil. Parece tão gordinha! Mas ao passar pelo processo de retirada de sua lã, vê-se que é magra e mostra, então, toda a sua fragilidade.
É também um animal dependente e no só isso: ela depende inteiramente do seu pastor. Certamente não  qualquer pastor, mas o "seu" pastor.
É tão incapaz que, com as suas pernas fracas e inflexíveis, não pode nem mesmo subir no pastor, mas precisa que ele a pegue nos braços. Diferentemente de um cachorro ... ou gato.
Se ela se enrolar em uma cerca ou um arbusto, não pode sair/desenrolar-se por si só: ela precisa que o pastor a retire dali.
Outro detalhe importante é que a ovelha anda em rebanhos, junto de outras ovelhas, isto é, ela não caminha sozinha. Daí o porquê da comparação do Senhor ter compaixão pelas pessoas que O procuravam porque elas "eram como ovelhas sem pastor."
Se for deixada sozinha, a ovelha é incapaz de se defender tornando-se, consequentemente,  presa fácil para o lobo ou outros animais selvagens.
A sua dependência do pastor faz dela um animal muito obediente e muito atento à voz e à direção do "seu" pastor. Não obedece a voz de qualquer pastor, mas atende apenas a voz do “seu” pastor.
O pastor, por vezes, leva a pastar as ovelhas guiando-as com uma vara alta, chamada de cajado, e às vezes as reúne em um espaço fechado, chamado de redil ou aprisco.
Então ... o que o Senhor quer nos dizer ao nos comparar com as ovelhas? ... E o que nos quer dizer, definindo-se como o "Bom Pastor"? O Senhor nos diz que Ele é o melhor dos pastores, porque Ele dá a vida - como de fato fez - por suas ovelhas. E as suas ovelhas conhecem e ouvem a sua voz. Ele também nos diz que Ele conhece cada uma das suas ovelhas pelo nome, e as ovelhas reconhecem a sua voz (Jo 10, 1-10).
Nós somos - de acordo com o que nos diz a Palavra de Deus - as ovelhas do Senhor. Quer dizer que também somos frágeis, embora na maioria das vezes acreditemos que somos muito fortes e muito capazes. Somos, portanto, dependentes do Senhor e, como as ovelhas, somos incapazes de nos defendermos por nós mesmos.
No entanto, enganados, nós podemos passar grande parte de nossas vidas e ainda, toda a nossa vida, tentando ser independentes de Deus, tentando ficar por nossa conta. Quantas vezes isso aconteceu?
E também acontece que nos enrolamos na nossa vida espiritual. E quem pode nos livrar? Quem pode nos tirar do mato ou cerca aos quais estamos presos? Bem sabemos: temos o nosso Pastor. Ele nos está procurando, nos resgata, nos cura e nos coloca em seu ombro, tal como a ovelha perdida, para trazer ao redil.
Das suas cem ovelhas, Ele deixa as noventa e nove  seguras no aprisco e vai procurar aquela que se perdeu. Quantas vezes o Senhor tem feito isso com a gente  - com cada um de nós - cada vez que escapamos do redil ou nos desviamos do caminho? (Lucas 15, 4).


Não podemos, tão pouco, andar sozinhos, "como ovelhas desgarradas", como diz São Pedro (1 Pd 2, 25), pois corremos o risco de ser devorados pelos lobos que estão sempre à espreita. Temos, então, que nos reconhecermos dependentes - totalmente dependentes de Deus - como são as ovelhas do seu pastor. Assim como elas, nós podemos ser totalmente obedientes à voz e à vontade de nosso Pastor, Jesus Cristo, o Bom Pastor.
Por outro lado, não devemos obedecer a voz dos ladrões de ovelhas. Destes o Senhor nos fala no Evangelho. Eles não entram pela porta do aprisco e veem apenas para roubar, matar e destruir ... As minhas ovelhas ouvem a minha voz ... a um estranho eles não vão seguir porque não conhecem a voz dos estranhos. " (Jo 10, 1-6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário