quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O QUE VAI GARANTIR O AMOR ???



É curioso observar os jovens jurando-se amor eterno, fidelidade e apoio mútuo. Aquilo é sinceramente o que eles desejam naquele momento. É como alguém querer ir à lua de fusca. O desejo é válido; as ferramentas é que são insuficientes. Quando é perguntado aos futuros casais o que vai garantir o casamento deles, invariavelmente se escuta: o amor! Quando se aprofunda a questão: e o que vai garantir o amor de vocês? A resposta já não vem tão rápida e fluente. Se Deus é amor, só por Ele, como rocha, presença e arrimo, é possível enraizar uma comunidade de amor, uma família.
A família, pelo desejo de seus componentes e projeto amoroso de Deus, torna-se uma comunidade, comum-unidade, pelo amor. Cada pessoa traz, dentro de si, o germe do amor e da vida sobrenatural, como a minúscula semente de laranja traz a frondosa laranjeira dentro de si. Assim o ser humano traz em seu interior uma árvore de afeto, bondade e fraternidade, justamente porque é o invólucro daquele potencial de amor com que seu Criador o projetou. Criado para o amor e para a felicidade, o ser humano é a única criatura da natureza que às vezes contradiz a finalidade para a qual foi criada. No ar, ao redor de nós, há sons e imagens. Se ligarmos um rádio ou um aparelho de televisão, ouviremos música, veremos imagens. O que falta, então? Falta sintonizar! Assim é a graça de Deus. Ela está aí, gratuita e generosa; basta a gente sintonizar. No tocante à família, sucede a mesma coisa. O amor está ao nosso lado, vivo. Basta a gente sintonizar-se nele.
Nosso encontro, como casal, como família, não foi casual. Embora se rejeite qualquer ideia de destino ou fatalismo, na verdade deve-se reconhecer, por trás de tudo, um projeto de Deus, um plano carinhoso e individualmente traçado, para nos fazer felizes, nesta e na outra vida.  

ANTÔNIO M. GALVÃO
“Vivência e Convivência: um estudo sobre a família e o amor humano”

Nenhum comentário:

Postar um comentário