terça-feira, 4 de setembro de 2012

O que é a liturgia cristã?




A liturgia e um diálogo entre Deus e seu povo. O documento do Concílio Vaticano II sobre a Sagrada Liturgia afirma que “na liturgia Deus fala a seu povo. Cristo ainda anuncia o Evangelho. E o povo responde a Deus, seja com cânticos, seja com orações” (SC 33).
Jesus, tendo fixado sua morada entre nós (Jo 1, 14), revelou-nos quem é o Pai (Jo 1, 18) e ensinou-nos a comunicar-nos com Ele. Aliás, Jesus é a ponte de ligação entre nós e o Pai (1 Tm 2, 5); Ele é o caminho que nos conduz a Deus (Jo 14, 6). Por isso nas celebrações litúrgicas fazemos oferta de nós mesmos a Deus por Cristo, com Cristo e em Cristo.
Costumamos dizer que liturgia é a celebração dos mistérios de Deus. Que mistérios são esses? Quando falamos em mistérios de Deus queremos indicar, principalmente, o projeto de Deus que se realiza na pessoa de Jesus (Ef 1, 3-10): a redenção e a salvação de todos os homens, a implantação do Reino de Deus, a participação de todos da vida e da felicidade de Deus...
Qual o mistério central da vida Cristo? Sua paixão, morte e ressurreição aos quais se dá o nome de Mistério Pascal. E o que quer dizer “pascal”? Esta palavra deriva de outra que é a palavra “páscoa”, que significa passagem. Portanto, Mistério Pascal é a passagem de Cristo pelo sofrimento e morte até sua ressurreição-glorificação.
Quando se fala em mistério pascal não se deve pensar somente em Jesus. A páscoa de Jesus está unida à páscoa do povo de Deus. A páscoa é a páscoa do Cristo total (Ef 1, 23): Cabeça (Cristo) e Corpo (Igreja, cristãos). O que faz a liturgia então é celebrar a páscoa do Senhor Jesus e do seu povo: celebra os sofrimentos, a morte, a ressurreição-glorificação de Jesus; mas celebra também por um lado as lutas, as dores, as angústias e a morte do nosso povo e, por outro lado, celebra suas conquistas, alegrias e esperança em vista de uma sociedade fundada na justiça e na fraternidade. (GS 1)

Continuaremos nosso aprofundamento sobre a liturgia cristã...  aguarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário