domingo, 4 de novembro de 2012

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito 2012

Definida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2005, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é solenizada no terceiro domingo de novembro para homenagear as vidas perdidas nos caminhos, calçadas, estradas e, para gerar ações que tornem o trânsito mais seguro.
A homenagem é estendida aos familiares, amigos e, a todos que tiveram suas vidas afetadas por acidentes ou crimes de trânsito.
A violência no trânsito mata todos os anos quase 1,3 milhão de pessoas, fere e incapacita mais de 50 milhões e, é a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 10 aos 24 anos.
De acordo com o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), responsável pelas apólices pagas em caso de vítimas fatais, o número anual no Brasil para as mortes no trânsito é de cerca de 55 mil pessoas e, mais de 500 mil feridos.
A “Trânsito Amigo” Associação de Parentes, Amigos e Vítimas de Trânsito http://transitoamigo.com.br trouxe o evento para o Brasil e desde então, o mesmo já aconteceu no Rio de Janeiro (2008 e 2009), Florianópolis (2010) e Curitiba (2011). Em 2012 a capital brasileira do evento será São Paulo.
Para 2013, em virtude do lançamento da campanha: “Pela Consciência no Trânsito” e, pelo ato de criação do “Conselho Nacional pela Redução de Acidentes”, assumido pela Presidente Dilma Rousseff, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito acontecerá em Brasília.
Cabe ressaltar que, independentemente do evento principal, é importante que, o mesmo aconteça também em outras cidades. Em São Paulo, em 2011, tivemos uma Caminhada no Parque do Ibirapuera por ocasião dessa homenagem.
O tema de 2012 é Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, uma data para não ser esquecida!
Gostaria de acrescentar nessa postagem que, há um documento chamado: CARTA DE MADRID, no qual consta: “O período 2010-2020 deverá ser declarado como a Década Mundial da Segurança Viária. As atividades que nela sejam desenvolvidas deverão conduzir para uma redução substancial das taxas de mortalidade previstas. Recomenda-se aos países por em funcionamento essas ações para chegar às metas de redução em 50% dos índices de vítimas mortais por acidentes viários em 2020”.
Para que haja redução é necessário ações! O que você tem feito para mudar essa triste realidade?

Nossa Paróquia está unida ao Movimento "Nao Foi Acidente" e está coletando assinaturas para mudarmos as leis de transito nas quais existem tantas possibilidades de se escapar de uma punição que, na verdade, elas são um convite às infrações. Participe você também: se você é de Belém-PB, procure a Secretaria da Paróquia e contribuia para atingirmos 5.000 assinaturas para o Movimento; caso você seja de outra cidade acesse o site do movimento e assine a petição: http://naofoiacidente.org/site/assine/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário