sábado, 29 de setembro de 2012

Onde aprender a rezar?


 Como posso eu deixar-me formar pelo Espírito Santo e assim tornar-me capaz de entrar na atmosfera de Deus, de rezar com Deus? Qual é esta escola na qual Ele me ensina a rezar, vem em auxílio ao meu esforço de dirigir-me de modo justo a Deus? A primeira escola para a oração é a Palavra de Deus, a Sagrada Escritura. A Sagrada Escritura é um permanente diálogo entre Deus e o homem, um diálogo progressivo no qual Deus se mostra sempre mais próximo, no qual podemos conhecer sempre melhor a sua face, a sua voz, o seu ser; e o homem aprende a aceitar o conhecer a Deus, a falar com Deus. Então, nestas semanas, lendo a Sagrada Escritura, buscamos, da Escritura, deste diálogo permanente, aprender como podemos entrar em contato com Deus.
Há ainda um outro precioso “espaço”, uma outra preciosa “fonte” para crescer na oração, uma fonte de água viva em estreitíssima relação com a anterior. Refiro-me à liturgia, que é um âmbito privilegiado no qual Deus fala a cada um de nós, aqui e agora, e espera a nossa resposta.
O que é a liturgia? Se abrirmos o Catecismo da Igreja Católica – subsídio sempre precioso, direi indispensável – podemos ler que originalmente a palavra “liturgia” significa “serviço da parte do povo e em favor do povo” (n. 1069). Se a teologia cristã tomou esta palavra do mundo grego, o fez obviamente pensando no novo Povo de Deus nascido de Cristo que abriu os seus braços na Cruz para unir os homens na paz do único Deus. “Serviço em favor do povo”, um povo que não existe por si só, mas que se formou graças ao Mistério Pascal de Jesus Cristo. De fato, o Povo de Deus não existe por laços de sangue, de território, de nação, mas nasce sempre da obra do Filho de Deus e da comunhão com o Pai que Ele nos concede. 



Papa Bento XVI
Audiência Geral de Quarta-feira, 26/09/2012

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MEMORIAL DAS VÍTIMAS DO TRÂNSITO


Estamos vivenciando a Semana Nacional do Trânsito de 18 a 25 de Setembro. E o tema escolhido esse ano pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) foi: "Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida". Você já passou pelo Santuário Pe. Ibiapina em Santa Fé- Arara e viu umas cruzes ao lado do local de estacionamento dos ônibus? Teve a curiosidade de saber de que se tratavam aquelas cruzes ali?
Pois então fique por dentro agora: aquele ali é o primeiro MEMORIAL DAS VÍTIMAS DO TRÂNSITO instalado no Nordeste do Brasil. As estatísticas mostram que atualmente morrem 143 pessoas por dia em decorrência de acidentes de trânsito.
Dados relevantes confirmam que o acidente de trânsito é o segundo maior  problema de saúde pública do Brasil, sendo a terceira causa de morte do país, ficando atrás apenas das doenças do coração e do câncer.
E uma das maiores causas de acidente trânsito está na combinação álcool e direção. Por isso, nossa Paróquia vai começar a fazer parte da "Movimento Nao Foi Acidente" (http://naofoiacidente.org/blog/) que quer mudar a legislação brasileira de forma a tornar mais rígidas as punições para quem se envolver em acidentes de trânsito estando embrigado - nosso engajamento no Movimento terá início logo após as eleições municipais que ocorrerão em 07 de outubro.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Lançado Hino da Jornada Mundial da Juventude 2013

O Hino oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013 foi lançado na noite da última sexta-feira, 14, na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, durante a festa “Aventura da Cruz”. O evento contou com a presença do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D´Aniello (Embaixador do Vaticano no Brasil), e do presidente do Comitê Organizador Local da JMJ e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

Em um palco montado ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, uma sucessão de eventos artísticos e religiosos marcou a divulgação da música oficial da JMJRio2013. A Jornada, que é considerada o maior evento mundial direcionado à juventude, reunirá milhões de pessoas entre os dias 23 e 28 de julho do ano que vem na cidade do Rio de Janeiro.

O lançamento do Hino “Cruz da Esperança!” foi feito por Dom Orani. O autor da canção – escolhido por meio de um concurso com mais de 180 inscritos – é o padre José Cândido, da Paróquia de São Sebastião de Belo Horizonte (MG). São dele grandes músicas litúrgicas do Brasil, como "Toda bíblia é comunicação" e "Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo".

Inspirado na natureza do Rio de Janeiro, no Cristo Redentor e no tema da JMJ – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” –, o Hino tem letra e melodia simples. Para o padre José Cândido, a maior expectativa é em relação à sua repercussão entre os jovens durante a Jornada. "Espero que cause entusiasmo e alegria. Esta é a maior gratificação”, aponta.

A escolha da data e do local foi proposital: além do bairro de Santa Cruz terr completando 445 anos, neste dia comemorava-se na Igreja Católica a “Festa da Exaltação da Santa Cruz” e a cruz é o principal símbolo das Jornadas Mundiais da Juventude.



Lançamento do Hino da JMJ 2013 agita Redes Sociais

O lançamento do Hino Oficial da JMJ Rio2013 gerou forte repercussão nas redes sociais. No Twitter, a exibição do video clipe no Fantástico da Rede Globo neste domingo (16/09) colocou a #JMJnoFantástico como o tema mais comentado. Ficou em primeiro lugar dos trends topics no Brasil. Outra hashtag usada pelos internautas foi #hinoJMJ.
Pelo Facebook, as manifestações mostraram a audiência que a exibição do clipe gerou. Foram mais de 1.200 curtições no post que divulgou o vídeo logo após a transmissão do Fantástico. Entre os comentários, o internauta Victor Vilella decretou: "A Igreja está viva, a Igreja é jovem!".

O clip do HIno da Jornada pode ser visto no endereço: 


sábado, 15 de setembro de 2012

Hino a Nossa Senhora da Dores

De pé a Mãe dolorosa,
junto da cruz, lacrimosa,
via Jesus que pendia.

No coração transpassado
sentia o gládio enterrado
de uma cruel profecia.

Mãe entre todas bendita,
do Filho único, aflita,
à imensa dor assistia.

E, suspirando, chorava,
e da cruz não se afastava,
ao ver que o Filho morria.

Pobre mãe, tão desolada,
ao vê-la assim transpassada,
quem de dor não choraria?

Quem na terra há que resista,
se a mãe assim se contrista
ante uma tal agonia?

Para salvar sua gente,
eis que seu Filho inocente
suor e sangue vertia.

Na cruz por seu Pai chamando,
vai a cabeça inclinando,
enquanto escurece o dia.

Quando chegar minha hora,
dai-me, Jesus, sem demora,
a intercessão de Maria.

Faze, ó Mãe, fonte de amor,
que eu sinta em mim tua dor,
para contigo chorar.

Faze arder meu coração,
partilhar tua paixão
e teu Jesus consolar.

Ó santa Mãe, por favor,
faze que as chagas do amor
em mim se venham gravar.

O que Jesus padeceu
venha a sofrer também eu,
causa de tanto penar.

Ó dá-me, enquanto viver,
com Jesus Cristo sofrer,
contigo sempre chorar!

Quero ficar junto à cruz,
velar contigo a Jesus,
e o teu pranto enxugar.

Quando eu da terra partir,
para o céu posa subir,
e então contigo reinar.

 

sábado, 8 de setembro de 2012

O OCULTO E O REVELADO



“As coisas ocultas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas são para nós e nossos filhos para sempre" (Dt 29,28). Que palavras, essas da Escritura Santa; sempre me comoveram! Neste mundo, nesta vida há tantas realidades que não conseguimos compreender; tanto nos acontece, ocorre ao nosso redor e nos deixa com a sensação de vazio, de absurdo, de total falta de sentido! São tantos os por quês e os para quês! Tantas perguntas; tão parcas respostas! Pobres filhos de Adão e filhas de Eva! Nem toda a ciência, nem todo o progresso tecnológico conseguirão elucidar o mistério da existência e os tantos enigmas que a povoam!
Não me refiro aos pequenos mistérios das incríveis leis da natureza... Esses são mistérios menores... Refiro-me àqueles grandes, indecifráveis: Por que existimos? Para que vivemos? Qual o sentido de tudo? Por que a dor, o amor, a sede danada de felicidade, realização e plenitude? Qual o sentido último da história humana? Qual o sentido daqueles que mal nasceram e já morreram ou, ainda nascituros, foram arrancados criminosamente do ventre materno? Qual o sentido dos que passam a vida sofrendo, alquebrados pelas tremendas vicissitudes da existência? Por quê? para quê? Que sentido?
Que consolo saber que há um Deus no céu: "As coisas ocultas pertencem ao Senhor nosso Deus!" Ele tudo sabe, Ele tudo pode, Ele tudo tem nas Suas mãos benditas. E isto me basta! E eu, que nem criança manhosa, descanso Nele, repouso no Seu coração divino, amoroso e sábio e me abandono docemente nas Suas mãos carinhosas. Não sei; Ele sabe. Não posso; Ele pode. Não compreendo. Ele tem tudo em Suas mãos providentes. "As coisas ocultas pertencem ao Senhor nosso Deus!" não a ti, homem teimoso e orgulhoso e gostas de brincar de ser Deus e não passas de um ídolo bobo!

"Mas, as reveladas são para nós e nossos filhos para sempre!" Eis! O que realmente importa que saibamos, o que realmente nos salva e basta para dar sentido à vida, o Senhor nos revelou, são para nós e para que ensinemos àqueles que virão depois de nós! O Senhor não nos revela aquilo que não nos pertence. O Senhor não nos dá satisfação! Revela-nos o essencial, o suficiente para que compreendamos que Ele é presença, que é amor, que é Deus fiel. Basta! Aquilo que nos revelou não é para matar nossa curiosidade, mas para nos comprometer com Ele, no seguimento da Sua santa vontade. Seus preceitos não são um fardo, mas setas que indicam o caminho da vida e descortinam, pouco a pouco, para quem se põe a segui-Lo, o sentido verdadeiro, simples e profundo da existência. Por isso mesmo, valem aquelas duas bênçãos presentes no judaísmo, e que tanto me comovem: a primeira: "Bendito sejas Tu, Senhor nosso Deus, que guardas os segredos!" a segunda: "Bem-aventurados somos nós, ó Israel, pois a nós foram reveladas as coisas que agradam a Deus!" (Br 4,4)

Dom Henrique Soares Costa
Bispo Auxiliar de Aracaju - SE

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA


Em setembro, a Igreja Católica celebra o mês da Bíblia. Esse mês temático foi criado em 1971 e ele foi escolhido porque no último domingo celebramos o Dia Nacional da Bíblia, devido à proximidade da festa de São Jerônimo, patrono dos estudos Bíblicos, no dia 30.
A cada ano um livro bíblico é aprofundado em nossas comunidades. Neste ano, o tema deste mês é “discípulos missionários, a partir do Evangelho de Marcos”. A escolha desse evangelista ocorre devido ao ano “B” da liturgia dominical, que contempla a leitura desse texto. Já está previsto para os próximos anos seguir o mesmo tema à luz do evangelho do domingo: Lucas, Mateus e depois, em 2015, João.
Assim se expressa São Pedro: "Senhor, para quem iremos nós? Só Tu tens palavras de vida eterna?" (Jo 6, 68).
O que a Palavra de Deus me diz, ainda hoje, aqui e agora? Deus fala, ainda hoje, e as palavras são dirigidas a todas as pessoas. Este é o grande mistério da Palavra de Deus. Para cada um dirige pessoalmente a sua voz.
Essa verdade tem consequências enormes. Você precisa ter consciência do que Deus diz na Palavra, a fim de não perder esses momentos especiais. É então que se faz necessário perguntar: O que Deus diz para mim, hoje?
A Palavra que é dirigida a mim, pessoalmente, é a fonte da verdadeira vida. A Palavra deve ser assumida com uma fé profunda, que é sempre dirigida a mim – aqui e agora!!
Encontro com a Palavra viva: sobre o tema o Papa João Paulo II, em sua Carta para o Terceiro Milênio, ele escreve: "É necessário que a escuta da Palavra de Deus deve tornar-se uma vida de acordo com a tradição antiga e sempre válida da lectio divina, para ajudar a encontrar o texto bíblico como Palavra viva que interpela, orienta e plasma a existência".
Ler a Bíblia supõe abertura à ação do Espírito Santo, mas também aprofundamentos. São importantes alguns estudos preliminares, que fornecem uma visão geral das informações básicas sobre o ambiente em que o livro foi escrito. Por isso, é preciso conhecer o contexto mais amplo da Bíblia. Este contexto irá variar dependendo de qual livro queremos ler.
Que no mês da Bíblia, em nossas vidas, em nossas famílias, em nossas comunidades possamos, cada vez mais, colocar a Palavra de Deus como centro de nossa vida pessoas e ação evangelizadora.
Dom Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)



terça-feira, 4 de setembro de 2012

O que é a liturgia cristã?




A liturgia e um diálogo entre Deus e seu povo. O documento do Concílio Vaticano II sobre a Sagrada Liturgia afirma que “na liturgia Deus fala a seu povo. Cristo ainda anuncia o Evangelho. E o povo responde a Deus, seja com cânticos, seja com orações” (SC 33).
Jesus, tendo fixado sua morada entre nós (Jo 1, 14), revelou-nos quem é o Pai (Jo 1, 18) e ensinou-nos a comunicar-nos com Ele. Aliás, Jesus é a ponte de ligação entre nós e o Pai (1 Tm 2, 5); Ele é o caminho que nos conduz a Deus (Jo 14, 6). Por isso nas celebrações litúrgicas fazemos oferta de nós mesmos a Deus por Cristo, com Cristo e em Cristo.
Costumamos dizer que liturgia é a celebração dos mistérios de Deus. Que mistérios são esses? Quando falamos em mistérios de Deus queremos indicar, principalmente, o projeto de Deus que se realiza na pessoa de Jesus (Ef 1, 3-10): a redenção e a salvação de todos os homens, a implantação do Reino de Deus, a participação de todos da vida e da felicidade de Deus...
Qual o mistério central da vida Cristo? Sua paixão, morte e ressurreição aos quais se dá o nome de Mistério Pascal. E o que quer dizer “pascal”? Esta palavra deriva de outra que é a palavra “páscoa”, que significa passagem. Portanto, Mistério Pascal é a passagem de Cristo pelo sofrimento e morte até sua ressurreição-glorificação.
Quando se fala em mistério pascal não se deve pensar somente em Jesus. A páscoa de Jesus está unida à páscoa do povo de Deus. A páscoa é a páscoa do Cristo total (Ef 1, 23): Cabeça (Cristo) e Corpo (Igreja, cristãos). O que faz a liturgia então é celebrar a páscoa do Senhor Jesus e do seu povo: celebra os sofrimentos, a morte, a ressurreição-glorificação de Jesus; mas celebra também por um lado as lutas, as dores, as angústias e a morte do nosso povo e, por outro lado, celebra suas conquistas, alegrias e esperança em vista de uma sociedade fundada na justiça e na fraternidade. (GS 1)

Continuaremos nosso aprofundamento sobre a liturgia cristã...  aguarde.