sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Buscando compreender o que é Liturgia


O que é celebrar?

Celebrar significa tornar célebre, dar importância, festejar em massa, realizar uma ação solene, honrar, exaltar, cercar de cuidado e de estima. O ser humano é naturalmente celebrativo. As pessoas se reúnem para celebrar aniversários, conquistas, promoção a novo emprego ou função, aprovação no vestibular, formatura, vitórias esportivas, etc.
Os povos de todos os tempos e culturas possuíam e possuem ritos festivos para celebrar momentos centrais da vida. Muitas dessas celebrações são ritos religiosos ligados ao nascimento, adolescência, casamento, enfermidade, morte, etc.
Sabemos, por meio da Escritura que Deus criou o ser humano e não cessa de vir ao seu encontro, mesmo depois do pecado. Constitui para si um povo – o povo de Israel – e firma uma aliança com ele. Na aliança Deus propõe ao povo certos deveres e, em troca, promete caminhar com ele, socorrê-lo e libertá-lo. Promete e cumpre.
O povo, por sua vez, volta-se para Deus e, não obstante muitas dificuldades, lhe dá uma resposta de amor, acolhendo e observando suas leis.
O povo de Israel encontra modos de celebrar essa presença divina, ativa e libertadora. Vai ao templo para ouvir os ensinamentos da Escritura e para prestar culto a Deus. Reúne-se em assembléia na sinagoga (casa de oração e instrução) onde lê e medita a Palavra de Deus, canta salmos, ora suplicando, ora bendizendo ao Deus fiel e solidário.
Como percebemos, na celebração litúrgica dá-se o movimento de cima para baixo: Deus se entrega como dom ao povo; e o movimento de baixo para cima: o povo acolhe o dom de Deus, que é misericórdia, perdão e amor, e por isso fica feliz e cheio de gratidão. A gratidão provoca o louvor e então o povo canta as maravilhas do Senhor.

O que é a liturgia cristã???

Continuaremos depois.... aguarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário