sexta-feira, 10 de agosto de 2012

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA 2012


Começa neste domingo, 12 de agosto, a Semana Nacional da Família 2012. A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família convoca todos os filhos da Igreja para participar e motiva todos os agentes da Pastoral Familiar a celebrarem e promoverem o dom precioso da família, “patrimônio da humanidade”. 

Seguindo o VII Encontro Mundial das Famílias, em Milão- Itália, a comissão sugere que seja trabalhado nos grupos familiares e comunitários, tanto na Semana Nacional da Família, como em outros períodos, o tema: 'A FAMÍLIA: O TRABALHO E A FESTA.'

A Semana Nacional da Família tem como objetivo geral promover, fortalecer e evangelizar a família. Essa evangelização se dá a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, (cf. Jo 10,10) rumo ao Reino definitivo (DGAE). Ela assume como desafio os mesmos objetivos da Pastoral Familiar, dentre eles:
- Formar agentes qualificados que transmitam os ensinamentos da Igreja com simplicidade, clareza e precisão;
- Unir esforços para que a família seja, de fato, um santuário da vida, valorizando o ser humano em todos os seus estágios, desde a concepção até a morte natural;
- Despertar a família para sua missão sagrada, insubstituível e inalienável de educadora, de escola onde se aprendem e experimentam os valores humanos e evangélicos/religiosos.
Todas as pessoas que acreditam e amam a família são convidadas a organizarem e participarem da Semana Nacional da Família, através de momentos de encontro e celebração, com a preocupação de promover o valor único e próprio da família.
A primeira Semana Nacional da Família foi realizada em 1992, e de todos os anos traz um tema que defende os valores familiares e cristãos. “É um evento extraordinário que mobiliza a Pastoral Familiar, e outros movimentos e grupos de família de todo Brasil”, afirmou dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão Episcopal Família e Vida da CNBB, e bispo de Camaçari (BA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário